Um suspense de tirar o fĂ´lego com duas atrizes espetaculares

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Imagem Filmes / CalifĂ³rnia Filmes

Nem sempre Ă³timos livros se transformam em excelentes filmes, Ă© uma condiĂ§Ă£o rara por ela se basear em vĂ¡rios elementos que compõem a produĂ§Ă£o cinematogrĂ¡fica. Independentemente disso, as autoras mulheres geralmente tĂªm muito sucesso quando suas obras sĂ£o adaptadas, talvez pelo olhar e narrativa mais intimista e prĂ³xima da realidade, mesmo na ficĂ§Ă£o. Para se ter ideia, entre grandes obras literĂ¡rias e cinematogrĂ¡ficas estĂ£o Orgulho e Preconceito de Jane Austen, Frankenstein de Mary Shelley, Assassinato no Expresso do Oriente de Agatha Christie e o arrebatador E o Vento Levou de Margaret Mitchell.

Seguindo essa trilha, a autora belga Barbara Abel Ă© autora de um thriller psicolĂ³gico que virou filme com o mesmo nome do livro. Estreia quinta-feira nos cinemas brasileiros Instinto Materno (Anton, Freckle Films, Mosaic, Versus Production, Wheelhouse Productions, Imagem Filmes, CalifĂ³rnia Filmes), um longa que tem Ă³timo roteiro, mas acaba tropeçando na falta de experiĂªncia do diretor, mesmo assim sĂ£o 94 minutos de show das duas atrizes principais, elas tambĂ©m assinam a produĂ§Ă£o.

O longa marca a estreia do cineasta francĂªs BenoĂ®t Delhomme na direĂ§Ă£o, que poderia ter sido um desastre se nĂ£o contasse com a ajuda feminina de Sarah Conradt no roteiro, Juliette Welfling na montagem e Anne Nikitin na mĂºsica para contar a histĂ³ria da vida aparentemente perfeita das amigas Alice (Jessica Chastain) e CĂ©line (Anne Hathaway) que desmorona apĂ³s um trĂ¡gico acidente e a medida que a culpa toma conta das famĂ­lias.

O longa ambientado nos anos 1960 nos Estados Unidos, tem cenĂ¡rios, locações e figurinos cuidadosamente escolhidos para as exuberantes atuações de Jessica e Anne. A aula de interpretaĂ§Ă£o das duas atrizes faz com que a atenĂ§Ă£o fique presa a cada palavra, gesto, olhar e sĂ£o enriquecidos pela montagem suave, pouco reveladora, conduzida pela trilha sonora sensĂ­vel e forte ao mesmo tempo.

Instinto Materno nĂ£o Ă© para toda famĂ­lia, a ClassificaĂ§Ă£o Indicativa Ă© de 14 anos por causa de drogas lĂ­citas, temas sensĂ­veis e violĂªncia, Ă© um retrato forte de uma situaĂ§Ă£o inesperada que muda a vida de muitas pessoas, Ă© imperdĂ­vel para quem gosta de cinema bem feito e interpretações contundentes, principalmente aquelas que vivem o papel mais importante do mundo, o de mĂ£e.

Assista ao trailer