Composto C5 da Pirelli faz sua estreia
Texto e fotos: Pirelli
O pneu C5, o mais macio dos cinco compostos de pista seca disponíveis esse ano, fará sua estreia no GP da Austrália, terceira etapa da temporada de 2024. Ele foi nomeado ao lado do C4, usado em Jeddah, e do C3, que é visto em praticamente todas as corridas. Esta é uma seleção mais macia em comparação com o ano passado, quando C2, C3 e C4 foram os escolhidos, mas não é a primeira vez que o composto mais macio é visto em Melbourne. Em 2022, a Pirelli trouxe o C5 como indicação de macio (quando foi combinado com C3 como médio e C2 como duro, deixando o C4 de fora). A decisão de optar por uma seleção mais macia foi tomada após análise da corrida do ano passado, que se centrou no C2, com 10 pilotos o utilizando por 47 das 48 voltas, e três pilotos correndo com ele por mais de 50 voltas. O GP da Austrália de 2023 foi caracterizado por inúmeras paralisações, incluindo três Safety Cars e três bandeiras vermelhas, com duas relargadas do grid e uma em movimento. O C5 permanece inalterado desde 2023, mas é o composto menos utilizado até agora na atual geração de carros. Ele não foi selecionado para nenhuma das duas corridas de abertura esse ano e apenas 140 quilômetros foram percorridos com o composto mais macio da gama de 2024 durante o único teste de pré-temporada no Bahrein, de 21 a 23 de fevereiro. Lewis Hamilton foi o único piloto a completar um stint verdadeiramente longo com ele, enquanto os pilotos da Williams o utilizaram principalmente para uma série de voltas rápidas. Apenas outras duas equipes, Ferrari e Stake F1, selecionaram o C5 para o teste no Bahrein: uma pista abrasiva que não é particularmente adequada para o composto mais macio. Dessa forma, continua sendo uma incógnita o caminho para o GP da Austrália deste fim de semana.
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