Um dia vermelho na Austrália

Texto e fotos: Pirelli

A terceira etapa da temporada terminou com dobradinha para a Ferrari, Carlos Sainz conquistou a vitória, ele não vencia desde Cingapura em setembro passado, Charles Leclerc, que conquistou o ponto extra pela volta mais rápida, é o segundo, na corrida e também no campeonato. Max Verstappen é o líder, ele parou na quinta volta, é o primeiro abandono após 44 provas, a última vez foi em Melbourne em 2022. Em terceiro no campeonato está Sergio Perez, quinto na corrida.

Foi a terceira vitória do espanhol e seu vigésimo pódio, para a Ferrari foi a vitória de 244 e a 86ª dobradinha. Foi também a segunda da dupla, a primeira aconteceu no GP do Bahrein de 2022, quando eles chegaram na ordem inversa.

Melhores Momentos do pneu na corrida
Os três compostos escolhidos para este GP foram utilizados na largada, 14 pilotos optaram pelo Medium, 3 (Hamilton, Ricciardo e Zhou) pelo Soft e 2 (Alonso e Hulkenberg) pelo Hard. Como previsto, a estratégia mais usada foi a de duas paradas com Medium-Hard-Hard. Ocon foi o único a fazer três, mas isso porque foi forçado a fazer a primeira muito cedo para resolver um problema mecânico.

Depois de fazer uma breve aparição no FP3, o C3 foi a escolha de todos, usado em quase 80% da distância da corrida, a granulação continuou a ser um fator importante e, como esperado, este fenomeno não diminuiu apesar de estar muito mais quente que nos dias anteriores e a pista mais emborrachada. A granulação significativa também foi evidente no Hard, que não foi usado nos primeiros dois dias, mesmo assim foi administrável. Em termos de duração de stint, George Russell durou 37 voltas com C3 e Fernando Alonso 24 com C4.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Parabéns a Carlos Sainz e a Ferrari por esta dobradinha que mais uma vez demonstrou que num esporte tão competitivo, onde a tecnologia é levada ao limite, não se pode tomar nada como garantido. A corrida mostrou que a decisão de trazer o trio de compostos mais macios que os do ano passado foi acertada. A etapa de hoje foi mais movimentada em comparação com os últimos anos, a gestão dos pneus fez a diferença. Uma das chaves para o sucesso de Sainz foi sua capacidade de prolongar o primeiro stint com os Médios, o que lhe deu vantagem sobre os seus perseguidores, já que os dois conjuntos de Hards que usou no segundo e terceiro eram novos. Ele conseguiu pilotar boa parte de seu primeiro trecho com a pista limpa, enquanto seu companheiro de equipe estava espremido entre as duas McLaren. Leclerc passou Norris justamente porque parou antes e explorou melhor o desempenho dos novos pneus Hard nas primeiras voltas do seu segundo stint. A granulação não foi problemática em termos de desempenho, aqueles que fizeram o melhor trabalho na gestão levaram vantagem".

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