Com imagens fantĂ¡sticas, o longa retrata o mais polĂªmico dono de equipe de corridas
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Diamond Films
Enzo Ferrari, esse nome jĂ¡ bastava para abalar estruturas e intimidar amigos e inimigos no mesmo grau. Autodidata, construiu um impĂ©rio vendendo o mais desconfortĂ¡vel carro esportivo do mundo, uma “jĂ³ia” que acabou se tornando objeto de desejo de 9 entre 10 habitantes do planeta. Montou a equipe de corridas mais longeva e vitoriosa da FĂ³rmula 1, ela estava lĂ¡ em 13 de maio de 1950 no Circuito de Silverstone e vai voltar em 2 de março de 2024 no Circuito Internacional do Bahrein.
Nas veias da famĂlia corria gasolina, eles nasceram para criar mĂ¡quinas que se moviam em velocidades inimaginĂ¡veis, quebrar recordes, encantar os apaixonados pelo esporte e chocar o mundo, seja por suas conquistas ou suas sofridas derrotas.
Estreia nos cinemas brasileiros Ferrari (STXfilms, Moto Productions, Forward Pass, Le Grisbi, Iervolino & Lady Bacardi Entertainment, Storyteller Productions, Esme Grace Media/COIL, Ketchup Entertainment, Red Sea Film Fund, Diamond Films), o longa Ă© baseado no livro “Enzo Ferrari: The Man and the Machine” escrito pelo saudoso jornalista Brock Yates conta uma pequena parte da histĂ³ria desse italiano de MĂ³dena, tem realizaĂ§Ă£o primorosa e cheia de emoĂ§Ă£o.
O roteiro do tambĂ©m saudoso Troy Kennedy Martin foi produzido e dirigido por Michael Mann, que vinha tentando fazer o filme hĂ¡ 30 anos e aos 81 mostra que estĂ¡ em forma, ele cria ações espetaculares e tira tudo dos atores que assumem seus personagens com muita competĂªncia.
O ano Ă© 1957, o ex-piloto Enzo Ferrari (Adam Driver) estĂ¡ em crise junto com a empresa que ele e a esposa Laura (PenĂ©lope Cruz) construĂram hĂ¡ uma dĂ©cada. Seu casamento estĂ¡ abalado pela perda do Ăºnico filho do casal e o relacionamento com Lina Lardi (Shailene Woodley) dificulta ainda mais suas decisões, mas ele decide encarar suas perdas apostando tudo em uma corrida, a icĂ´nica Mille Miglia.
No elenco ainda estĂ£o Sarah Gadon (Linda Christian), Jack O'Connell (Peter Collins), Patrick Dempsey (Piero Taruffi) e Gabriel Leone (Alfonso de Portago), eles vivem seus personagens de forma profunda e sem exageros, junte-se a isso as rĂ©plicas de carros de corrida, figurinos, acessĂ³rios e automĂ³veis em ações e cenĂ¡rios reais, o filme foi todo rodado na ItĂ¡lia e usou pouco CGI, o realismo Ă© impressionante.
Quem assina a fotografia, que tem tons da regiĂ£o de Emilia Romagna, Ă© Erik Messerschmidt, ele dividiu a operaĂ§Ă£o das cĂ¢meras digitais com Mann, que prefere ter olhos no Viewfinder, isso criou cenas de corrida com uma perspectiva mais intimista e que se completam com a ediĂ§Ă£o de um craque, Pietro Scalia dĂ¡ um show na montagem.
NĂ£o dĂ¡ para deixar de ver Ferrari, que teve orçamento divulgado de US$ 95 milhões, 130 minutos de duraĂ§Ă£o que passam em um piscar de olhos, atuações fortes e convincentes, direĂ§Ă£o segura, mostra sem medo os bastidores secretos daqueles que mandavam no automobilismo e na indĂºstria automotiva, trata a vida glamorosa com ares humanos e cheios de riscos em apenas 1 ano da vida do Comendador, imagine como foram os outros 89.
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