O hĂbrido chinĂªs chega para ganhar o mercado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Great Wall Motors
NĂ£o adianta tentar se esconder a realidade quando ela Ă© inevitĂ¡vel, a GWM chegou para tomar conta de uma categoria de automĂ³veis que os japoneses nadavam de braçada. Os hĂbridos serĂ£o por muito tempo objeto de desejo para quem aproveita o melhor de dois mundos, a tranquilidade do motor Ă combustĂ£o turbo e o desempenho do elĂ©trico.
Durante uma semana eu pude avaliar o Haval H6 Premium HEV, um tradicional hĂbrido autorecarregĂ¡vel, daqueles que nĂ£o precisa de tomada para colocar carga na bateria, o sistema inteligente se encarrega disso. Logo de cara dĂ¡ para notar que ele foi exaustivamente adaptado para o gosto do brasileiro, com uma grande vantagem sobre seus concorrentes, a prioridade de utilizaĂ§Ă£o Ă© do motor elĂ©trico, com isso, o consumo de combustĂvel Ă© muito bom.
A mecĂ¢nica do Haval H6 Premium HEV Ă© moderna e bem estruturada, equipado com tecnologia e-Traction, usa motor 1.5 turbo a gasolina e motor elĂ©trico, juntos geram 243 cv de potĂªncia e 54 kgfm de torque combinados, vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. NĂ£o tem cĂ¢mbio, a chave seletora de trĂªs posições indica R, N, D (rĂ©, neutro, drive) e o P apenas quando se estaciona definitivamente, isso Ă© muito inteligente, afinal de contas, trocar marcha Ă© ideal para carros mecĂ¢nicos e nĂ£o automĂ¡ticos.
Claro que vocĂª vai ter que se adaptar a essa nova tecnologia aprimorada que os chineses trouxeram para o Brasil, Ă© quase como aprender de novo a dirigir, sĂ³ que desta vez com qualidade e economia. Todo modelo hĂbrido Ă© mais econĂ´mico em trechos urbanos que na estrada, a facilidade em regenerar energia e usar mais o sistema elĂ©trico do que o tĂ©rmico faz com que se ande por longos trechos sem acionamento do motor. Durante a minha avaliaĂ§Ă£o, consegui a Ă³tima media de 13,8 km/l, sĂ³ nĂ£o Ă© melhor que o prazer em dirigir o SUV.
O Haval H6 Premium HEV traz o que existe de mais moderno em tecnologia automotiva, entre os sistemas eletrĂ´nicos, destaca-se a conduĂ§Ă£o semiautĂ´noma (ADAS - Advanced Driver Assistance System) nĂvel 2+, piloto automĂ¡tico adaptativo (ACC) com Stop & Go, frenagem automĂ¡tica de emergĂªncia (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automĂ¡tica de trĂ¡fego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralizaĂ§Ă£o de permanĂªncia de faixa, alerta de abertura de portas, reconhecimento de placas de trĂ¢nsito, Auto Reverse Assistance e Parking Assist para vagas paralelas e em 45° e 90° (com controle automĂ¡tico de direĂ§Ă£o, freio e acelerador) e cĂ¢mera de rĂ© 360º.
O modelo Ă© vendido com apenas uma opĂ§Ă£o de acabamento, pacote de equipamentos e tecnologia, Ă© muito confortĂ¡vel para todos os ocupantes, tem bancos dianteiros elĂ©tricos com ventilaĂ§Ă£o, software atualizado pela nuvem (OTA - Over The Air), controle remoto pelo celular, central multimĂdia de 12,3”, comandos por voz em portuguĂªs, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura elĂ©trica por sensor de presença.
O Haval H6 Premium HEV estĂ¡ disponĂvel nas concessionĂ¡rias da marca desde o ano passado, vocĂª pode conferir mais detalhes e preço AQUI, mas nĂ£o pode ficar apenas na curiosidade, Ă© importante conhecer e se familiarizar com duas coisas que vĂ£o mudar o jeito dos humanos se deslocarem: carros hĂbridos e seus fabricantes chineses.
0 ComentĂ¡rios