O híbrido chinês chega para ganhar o mercado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Great Wall Motors
Não adianta tentar se esconder a realidade quando ela é inevitável, a GWM chegou para tomar conta de uma categoria de automóveis que os japoneses nadavam de braçada. Os híbridos serão por muito tempo objeto de desejo para quem aproveita o melhor de dois mundos, a tranquilidade do motor à combustão turbo e o desempenho do elétrico.
Durante uma semana eu pude avaliar o Haval H6 Premium HEV, um tradicional híbrido autorecarregável, daqueles que não precisa de tomada para colocar carga na bateria, o sistema inteligente se encarrega disso. Logo de cara dá para notar que ele foi exaustivamente adaptado para o gosto do brasileiro, com uma grande vantagem sobre seus concorrentes, a prioridade de utilização é do motor elétrico, com isso, o consumo de combustível é muito bom.
A mecânica do Haval H6 Premium HEV é moderna e bem estruturada, equipado com tecnologia e-Traction, usa motor 1.5 turbo a gasolina e motor elétrico, juntos geram 243 cv de potência e 54 kgfm de torque combinados, vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Não tem câmbio, a chave seletora de três posições indica R, N, D (ré, neutro, drive) e o P apenas quando se estaciona definitivamente, isso é muito inteligente, afinal de contas, trocar marcha é ideal para carros mecânicos e não automáticos.
Claro que você vai ter que se adaptar a essa nova tecnologia aprimorada que os chineses trouxeram para o Brasil, é quase como aprender de novo a dirigir, só que desta vez com qualidade e economia. Todo modelo híbrido é mais econômico em trechos urbanos que na estrada, a facilidade em regenerar energia e usar mais o sistema elétrico do que o térmico faz com que se ande por longos trechos sem acionamento do motor. Durante a minha avaliação, consegui a ótima media de 13,8 km/l, só não é melhor que o prazer em dirigir o SUV.
O Haval H6 Premium HEV traz o que existe de mais moderno em tecnologia automotiva, entre os sistemas eletrônicos, destaca-se a condução semiautônoma (ADAS - Advanced Driver Assistance System) nível 2+, piloto automático adaptativo (ACC) com Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reverse Assistance e Parking Assist para vagas paralelas e em 45° e 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) e câmera de ré 360º.
O modelo é vendido com apenas uma opção de acabamento, pacote de equipamentos e tecnologia, é muito confortável para todos os ocupantes, tem bancos dianteiros elétricos com ventilação, software atualizado pela nuvem (OTA - Over The Air), controle remoto pelo celular, central multimídia de 12,3”, comandos por voz em português, ar-condicionado de duas zonas e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença.
O Haval H6 Premium HEV está disponível nas concessionárias da marca desde o ano passado, você pode conferir mais detalhes e preço AQUI, mas não pode ficar apenas na curiosidade, é importante conhecer e se familiarizar com duas coisas que vão mudar o jeito dos humanos se deslocarem: carros híbridos e seus fabricantes chineses.
0 Comentários