Projeto se concentrará em aplicações automotivas de baixa tensão
Texto e fotos: Clarios
Todos os veículos, inclusive os híbridos e elétricos, precisam de uma fonte de energia de baixa tensão para alimentar sistemas e funções essenciais. À medida que os veículos híbridos e elétricos continuam a evoluir, a rede de baixa tensão está sendo solicitada a dar suporte a um número cada vez maior de funções baseadas em software, como steer-by-wire, break-by-wire, funções autônomas e experiências aprimoradas na cabine. Essa transformação está levando os fabricantes de automóveis a explorar soluções com várias baterias que incluem baterias de íon-lítio, baterias de chumbo-ácido AGM (Absorbent Gass Mat) e outras químicas para alguns dos veículos mais icônicos do mundo. Embora as baterias de chumbo-ácido representem o melhor exemplo de economia circular do mundo, e os produtos à base de lítio continuem a evoluir, a abordagem circular e agnóstica da química Clarios tornou-se de importância estratégica.
A Clarios e a Altris anunciaram a criação de uma parceria inovadora com o objetivo de desenvolver baterias de íons de sódio de baixa voltagem para o setor automotivo. As baterias de íons de sódio (Na-ion) são inerentemente sustentáveis e fáceis de reciclar, feitas de sal, madeira, ferro e ar. Os materiais usados para produzir células de íons de sódio são abundantes e estão disponíveis, livres de minerais de conflito e elementos tóxicos. O novo programa de colaboração conjunta tem como objetivo desenvolver uma bateria de íons de Na com potencial de até 60 volts para dar suporte a aplicações automotivas em veículos novos e para substituições no mercado de reposição, que também pode complementar uma configuração de sistema de baixa tensão com várias baterias. A Altris se concentrará no desenvolvimento de células de íons de sódio especificamente adaptadas às necessidades do mercado de baterias automotivas de baixa tensão. A meta de longo prazo é desenvolver um plano de produção detalhado para sistemas de baterias de baixa tensão usando essas células de íons de Na. As empresas acreditam que a produção em massa de baterias de íons de Na representaria um importante avanço na tecnologia de baterias automotivas e uma etapa importante no apoio às metas de circularidade do setor automotivo.
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