• IndĂºstria fecha com 11,3% de crescimento;
  • Foram produzidas mais de 1,5 milhĂ£o de unidades;
  • NĂ£o fosse a seca histĂ³rica, os nĂºmeros poderiam ser maiores.

Texto: Eduardo Abbas / SD&PRESS Consultoria
Fotos: Abraciclo

Nada como um janeiro depois do outro, no inicio de 2023 as projeções, baseadas em um cenĂ¡rio sem tropeços jĂ¡ era muito animador, na Ă©poca, segundo a Abraciclo "as unidades fabris deverĂ£o produzir 1.550.000 motocicletas em 2023, alta de 9,7% na comparaĂ§Ă£o com 2022, a perspectiva Ă© que sejam emplacadas 1.490.000 motocicletas, alta de 9,4% e as exportações deverĂ£o alcançar 59.000 unidades, aumento de 6,7%", olha, foi por pouco!

Na coletiva de imprensa presencial, uma novidade de 2024 jĂ¡ que desde a pandemia poucas foram as oportunidades de encontros dos jornalistas com os representantes das fabricantes, o clima de alegria tomava conta dos diretores da AssociaĂ§Ă£o Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, afinal de contas, os nĂºmeros superaram as expectativas.

As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 1.573.221 unidades em 2023, o volume Ă© 11,3% superior ao registrado em 2022, esse desempenho superou a expectativa da associaĂ§Ă£o de alcançar 1.560.000 unidades produzidas e Ă© o melhor resultado anual desde 2013.

Um fator que ajudou bastante o resultado foi a melhora na polĂ­tica econĂ´mica do governo com a baixa da taxa de juros, com isso houve um maior acesso ao crĂ©dito que representa 30% da compra, outro fator de auxilio na aquisiĂ§Ă£o do bem Ă© via consĂ³rcio, responsĂ¡vel por aproximadamente 35%.

Outro foi o empenho das montadoras do PIM, segundo Marcos Bento, presidente da Abraciclo, “todas as fabricantes mantiveram o ritmo de produĂ§Ă£o, apesar das dificuldades surgidas no decorrer do ano, isso comprova o esforço do setor na busca do crescimento sĂ³lido e sustentĂ¡vel”, em dezembro, foram produzidas 117.929 motocicletas, uma alta de 38,5% na comparaĂ§Ă£o com o mesmo mĂªs de 2022. Em relaĂ§Ă£o a novembro, houve queda de 10,7%.

Vendas no varejo
Em 2023, foram emplacadas 1.582.032 motocicletas, um aumento de 16,2% em relaĂ§Ă£o ao ano anterior, a Street foi a categoria mais licenciada, seguida pela Trail e a Motoneta.

As motocicletas de mĂ©dia cilindrada alcançaram o maior crescimento porcentual. No ano passado, foram licenciadas 234.529 motocicletas, volume 21,3% superior ao registrado em 2022. Em nĂºmeros absolutos, os modelos de baixa cilindrada lideraram o ranking de emplacamentos, com 1.297.780 unidades e 82% do mercado.

Em dezembro, os licenciamentos somaram 132.797 unidades. O volume Ă© 0,4% superior ao registrado no mesmo mĂªs do ano passado e 1,7% maior Ă s unidades emplacadas em novembro.

Exportações
Em 2023, as associadas da Abraciclo exportaram 32.931 motocicletas, uma retraĂ§Ă£o de 40,5% na comparaĂ§Ă£o com o ano anterior.

Em dezembro, as exportações somaram 1.069 unidades, o que representou uma reduĂ§Ă£o de 72,8% na comparaĂ§Ă£o com o mesmo mĂªs de 2022 e de 25,6% em relaĂ§Ă£o a novembro.

Projeções 2024
Para 2024, a estimativa da Abraciclo Ă© a produĂ§Ă£o de 1.690.000 motocicletas, o que corresponde a um crescimento de 7,4% em relaĂ§Ă£o ao registrado em 2023. “A projeĂ§Ă£o se baseia nos cenĂ¡rios macroeconĂ´micos do Brasil, considerando fatores como as expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), inflaĂ§Ă£o, variações nas taxas de juros, confiança do consumidor etc. Nossa meta Ă© seguir crescendo de forma sustentĂ¡vel e retornar ao patamar de produĂ§Ă£o de dois milhões de unidades nos prĂ³ximos anos”, afirma Bento.

No varejo, a perspectiva Ă© que sejam emplacadas 1.700.000 motocicletas, volume 7,5% superior em relaĂ§Ă£o a 2023. As exportações deverĂ£o alcançar 35.000 unidades, aumento de 6,3% sobre o volume registrado no ano passado.

É uma enorme felicidade rever amigos e ter informações diretamente da fonte, versões oficiais sĂ£o Ă³timas quando se trata de detalhamento tĂ©cnico, mas nada se compara Ă s relações entre os humanos que vivem em sociedade.


A nota triste do encontro foi a confirmaĂ§Ă£o da nĂ£o realizaĂ§Ă£o do SalĂ£o Duas Rodas em 2024, segundo Marcos Bento, a associaĂ§Ă£o estĂ¡ estudando com todos os relacionados ao setor a possibilidade de realizar o evento em 2025, tomara que consiga, ver ao vivo Ă© muito diferente.