A divulgação dos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos mostra que há espaço para melhorias no Fiat Pulse
Texto e fotos: Latin NCAP
A limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis e os lembretes de cinto de segurança traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros aspectos, impedem que o veículo obtenha melhores classificações de estrelas.
O Fiat Pulse, produzido no Brasil, obteve duas estrelas. O Pulse oferece quatro airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série e alcançou 67,18% em Ocupante Adulto, 55,88% em Ocupante Infantil, 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Assistência à Segurança. O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose. Foi testada a versão com o equipamento de segurança passiva mais básico do modelo; outras versões incluem, como equipamento opcional, a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).
O veículo apresentou estrutura estável e a área dos pés também foi considerada estável no impacto frontal. O impacto lateral ofereceu proteção total para adultos. O teste de colisão de impacto lateral de poste mostrou níveis de proteção de marginal a bom; no entanto, a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça penalizou a pontuação geral do carro na proteção do ocupante adulto. O modelo oferece airbags laterais padrão para tórax e cabeça, mas não oferece airbags de cortina, limitando a proteção apenas aos assentos dianteiros e, também, em uma faixa restrita. Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta.
A proteção do ocupante criança foi afetada negativamente pela proteção limitada da cabeça do dummy de 3 anos no impacto frontal e lateral. Embora ambos os dummies tenham sido equipados com Sistemas de Retenção Infantil (SRI), I-size, de bom desempenho, seguindo as melhores práticas recomendadas, o baixo comportamento é explicado pela combinação do veículo com esses SRIs. Os SRIs ofereceram proteção total em outros veículos testados pelo Latin NCAP. O espaço limitado para a instalação dos SRIs ISOFIX maiores e a disponibilidade dos SRIs também afetaram negativamente a pontuação de proteção infantil. A avaliação de pedestres pode mostrar melhores níveis de proteção, melhorando a segurança passiva e disponibilizando o AEB para Usuários Vulneráveis das Estradas para atender aos requisitos do Latin NCAP. O desempenho do ESC ofereceu pontuação total, assim como o limitador de velocidade. Os SBRs no banco traseiro podem ser atualizados para atender aos requisitos do Latin NCAP. Os AEB, que é um equipamento opcional, não cumpriram com os requisitos mínimos de disponibilidade e pré-requisitos para serem avaliados e classificados pelo Latin NCAP. O Latin NCAP ofereceu ao fabricante a avaliação dos sistemas AEB para adicionar seu relatório de desempenho à publicação e informar os consumidores, mas a Fiat se recusou a fazê-lo.
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