Com um dia útil a mais do que setembro, quase todos os segmentos apresentaram evolução na comparação mensal
Texto e fotos: Fenabrave
As transações de veículos usados evoluíram 3,7% sobre o mês de setembro, totalizando 1.225.950 unidades, considerando todos os segmentos automotivos. A alta é de 10,8% sobre outubro de 2022 e de 3,9% no acumulado do ano.
“Os resultados, assim como aconteceu no mercado de veículos novos, refletem o fato de outubro ter um dia útil (21 dias) a mais que setembro (20 dias)”, afirma Andreta Jr., Presidente da Fenabrave. “Todos os segmentos, à exceção de ônibus, que tem tido maior demanda em novos, tiveram alta, apontando que devemos encerrar o ano com crescimento no volume de transações de usados em geral”, completa.
O mercado de caminhões teve alta de 5,2% sobre o mês anterior e de 6,1% sobre outubro do ano passado. No ano, no entanto, o segmento acumula queda de 1,2%. “Os resultados mostram que os transportadores estão realizando aquisições de caminhões usados, em detrimento dos zero km, que vêm apresentando quedas, em função do preço aplicado à nova tecnologia EURO 6 e à dificuldade de crédito para financiamentos”, informa o presidente da Fenabrave. Os implementos rodoviários ficaram próximos da estabilidade no mês (+0,5% sobre setembro), em relação a outubro de 2022, houve alta de 12,8%, no acumulado até outubro, o crescimento foi de 9,6%. O segmento de ônibus foi o único a registrar retração frente a setembro (-1,8%), sobre outubro de 2022, houve alta de 16,4% e, no acumulado do ano, até outubro, o crescimento foi de 0,6%. As vendas de motocicletas usadas também seguem positivas até aqui, com aumento de 2,4% nas transações realizadas de janeiro a outubro, com alta sobre setembro (+2,4%), assim como sobre outubro de 2022 (14,6%).
0 Comentários