Em um ano de poucos lançamentos e muitos esquecimentos, a Stellantis se destacou com o maior número de troféus
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Associados Abiauto
O Prêmio Imprensa Automotiva, que elege os melhores carros do ano em diversas categorias, sempre foi o mais importante por ter jornalistas especializados no corpo de jurados. Claro que todos precisam avaliar os automóveis presencialmente, claro que todos tem que estar cientes do que acontece na indústria automotiva nacional e suas ramificações internacionais, mas nem sempre somos lembrados, pior, muitas vezes somos ignorados.
2023 foi um ano completamente fora da curva, nem durante a pandemia tivemos tanta dificuldade em ter contato com que existe de mais moderno na indústria automotiva nacional, os motivos são os mais diversos, que vão desde disparadores de releases que "selecionam" seus receptores até falta de retorno dos representantes das montadoras. O desabafo é para alertar as pessoas envolvidas com tão importantes marcas que, talvez, nem saibam o que acontece dentro de seus escritórios, com pessoas de trabalho remoto e até com terceirizados, alguns deles fazem apenas uma agenda e obrigam os jornalistas a se adaptarem a eles, é a banana comendo o macaco, é o "embarreiramento" da imprensa.
Pode ser pior? Acho que não, acredito que 2024 será diferente até porque será um novo ano com novas diretrizes no país, mesmo assim e por causa disso, fizemos um evento, capitaneado pelo presidente da entidade, Antônio Fraga, que, como sempre, respeitou todos os envolvidos em um dos segmentos mais importantes da indústria nacional, o resultado é que ganharam os melhores, como sempre aconteceu na Abiauto. Foi na Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, a maior referência em mão de obra da indústria automobilística em toda a América Latina. A 25ª edição da premiação, promovida pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, teve jornalistas do setor, personalidades da indústria automotiva, entre outros convidados.
Celebrar um quarto de século é uma conquista significativa e demonstra a dedicação e o impacto positivo que a associação teve ao longo dos anos. Para marcar a data, a Abiauto promoveu no mesmo dia o Workshop “Quais os caminhos do futuro?”, que colocou em pauta questões relacionadas com as opções de energia sustentável, que estão sendo oferecidas pelas montadoras, ou seja, veículos elétricos, híbridos e a combustão. A Associação convidou nomes importantes no setor de eletrificação automotiva para palestrar: Márcio Alfonso, Mario Covas Neto e José Irineu Medeiros. Alunos de faculdades de engenharia e da escola Senai Ipiranga foram convidados para participar das palestras e para assistirem a cerimônia de entrega dos prêmios. O evento contou com a abertura de Adelmo Belizário, diretor do Senai Ipiranga, e teve também homenagem ao piloto Ingo Hoffmann, o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car, com doze títulos.
A grande vencedora da noite foi a picape Ram Rampage, que conquistou o prêmio Picape Média e o Prêmio Carro Abiauto “José Roberto Nasser”. Na categoria motocicletas, a Yamaha R15 foi a vencedora, levando o Prêmio Motocicleta Abiauto “Josias Silveira”.
Nos 25 anos de realização do prêmio, a Abiauto sempre prezou pelo compromisso com a credibilidade dos jornalistas eleitores especializados na indústria automotiva, eles apresentam vasto conhecimento técnico e de mercado para fundamentar seus votos. Um dos itens do regulamento do prêmio exige a condução do veículo para que possa ser objeto de eleição, se o jornalista não fez avaliação no veículo, ele não pode ser votado.
Já estamos preparando a 26ª edição do prêmio, que vai ser muito maior que as anteriores, claro, é impossível que na segunda década do Século XXI tenhamos dificuldades maiores que na metade do Século XX, são tantas formas de comunicação que existem e que surgirão que só podemos melhorar, afinal de contas, quem produz quer vender, quem quer vender precisa mostrar e nós estamos aí para isso!
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