• Obra escrita e composta por Wagner terá direção cênica do argentino Pablo Maritano;
  • A produção traz referências do século XX e a estética das graphic novels para contar a famosa lenda do Holândes Voador;
  • O palco do Theatro Municipal de São Paulo apresentará récitas nos dias 17, 18, 19, 21, 22, 24 e 25 de novembro, encerrando a temporada de óperas em 2023.

Texto e fotos: Complexo Theatro Municipal de São Paulo

Em grande produção, Der Fliegende Hollander (O Navio Fantasma), clássico em três atos com composição musical e libreto de Richard Wagner, terá nova montagem no Theatro Municipal de São Paulo, em uma bela mistura entre o enredo que vai do realismo à ficção fantástica, e inspiração nas graphic novels e na Escandinávia do século XX em sua concepção visual. No palco, a tecnologia multimídia das projeções ajudarão a contar a história do marinheiro amaldiçoado. Com direção cênica do argentino Pablo Maritano, responsável pela montagem de O Cavaleiro da Rosa no Theatro Municipal em 2022, a ópera terá direção musical de Roberto Minczuk com a Orquestra Sinfônica Municipal, Mário Zaccaro como regente do Coro Lírico e Desirée Bastos na cenografia e figurino.

Com dois elencos, nos dias 17, 19, 22 e 25, as apresentações incluem os solistas: Hernán Iturralde no papel do O Holandês; Carla Filipcic como Senta; Kristian Benedikt interpretando Erik. Enquanto nos dias 18, 21 e 24, o espetáculo terá Rodrigo Esteves no papel de O Holandês; Eiko Senda desempenhando o papel de Senta; Ewandro Stenzowski interpretando Erik. E em todas as datas: Luiz-Ottavio Faria como Daland; Giovanni Tristacci no papel de Timoneiro; e Regina Mesquita interpretando Mary. A apresentação tem uma duração total de aproximadamente 140 minutos, sem intervalo. A ópera O Navio Fantasma se passa em uma aldeia pesqueira na Noruega, onde um navegador holandês amaldiçoado por blasfemar contra Deus é condenado a vagar pelo mar eternamente, a menos que encontre uma mulher que lhe dedique o amor eterno. Ao chegar ao porto, o holandês oferece uma fortuna em ouro e joias a Daland, outro navegador, em troca da mão de sua filha, Senta. A garota já conhecia a lenda do marinheiro amaldiçoado, mas é cortejada por Erik, um caçador, que fica enciumado toda vez que ela faz referência ao holandês, seja admirando seu retrato ou cantando a famosa Balada do Holandês.

Serviço
Ópera Der Fliegende Holländer – O Navio Fantasma, de Richard Wagner

  • 17/11, 20h (sexta-feira)
  • 18/11, 17h (sábado)
  • 19/11, 17h (domingo)
  • 21/11, 20h (terça-feira)
  • 22/113, 20h (quarta-feira)
  • 24/11, 20h (sexta-feira)
  • 25/11, 17h (sábado)

Duração total aproximada - 140 minutos (sem intervalo)

Classificação indicativa - Não recomendado para menores de 12 anos – Pode conter histórias com agressão física, insinuação de consumo de drogas e insinuação leve de sexo.

Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Sé - São Paulo, SP

Capacidade Sala de Espetáculos - 1503 pessoas