- Exclusiva tecnologia híbrida e:HEV está ainda mais evoluída, com avanços nos motores que resultam em maior eficiência;
- Carroceria foi aprimorada para mais segurança e melhor dirigibilidade;
- Renomado sistema de segurança Honda SENSING traz aprimoramentos técnicos;
- Com a introdução do myHonda Connect e outras tecnologias, o modelo garante conectividade avançada.
Texto e fotos: Honda
O Honda Accord Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro evoluído em todos os aspectos se comparado à geração anterior. Flagship entre os automóveis de passeio da marca, o Accord é referência máxima em estilo, tecnologia, segurança, conforto, requinte e conectividade, além de ser elemento fundamental na estratégia de eletrificação da Honda.
O modelo traz a avançada e exclusiva tecnologia híbrida e:HEV, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão. O segredo da tecnologia e:HEV está na forma como os motores interagem, proporcionando uma experiência de condução diferenciada, que une alta performance a uma economia de combustível excepcional. O Accord foi o modelo que introduziu essa tecnologia no Brasil, em 2021. Agora, nesta nova geração, o sistema está ainda mais evoluído e eficiente. Os motores elétricos estão dispostos em paralelo, e não mais em série, o que implica em um novo e-CVT, dotado de maior capacidade de absorção de vibrações e ruídos. A aceleração e o conforto acústico nas arrancadas foram ampliados, tornando a condução ainda mais refinada. O novo motor quatro-cilindros 2.0 de ciclo Atkinson agora possui injeção direta de combustível e entrega uma performance superior em relação à geração anterior.
Na cabine, a busca por qualidade vai além da utilização de materiais requintados ou exata ergonomia. O ambiente é rico em detalhes sofisticados que valorizam motorista e passageiros. O resultado é um ambiente luxuoso, no qual modernidade e eficiência estão atreladas à qualidade e aspectos de segurança, com superfícies limpas e comandos de utilização simples e intuitiva. O sistema de segurança Honda SENSING que equipa esta nova geração do Accord se beneficiou de importantes aperfeiçoamentos. O modelo também traz toda a conectividade do myHonda Connect, plataforma que torna a vida do usuário dos automóveis Honda mais prática, confortável e segura.
Ao assumir o volante do Accord Advanced Hybrid, o motorista terá como fonte de informação prioritária o painel de instrumentos TFT full-digital de alta definição, com 10,2 polegadas e múltiplas funções que podem ser configuradas facilmente por meio de comandos situados no volante. Além do cluster propriamente dito, o novo Accord oferece a possibilidade de consulta das informações básicas de condução projetadas no para-brisa pelo Head Up Display de 6 polegadas. O cluster é ocupado em sua porção direita pelo velocímetro e, à esquerda, por um mostrador que informa de maneira simples e intuitiva o regime de uso – aceleração ou desaceleração/regeneração. A porção destinada à aceleração é indicada através de ponteiro, enquanto na área de desaceleração/regeneração a informação é dada pela cor e tamanho da escala: VERDE indica a regeneração efetiva e CINZA a intensidade da força de frenagem regenerativa, ajustável em seis níveis por meio de aletas atrás do volante. Sob condução esportiva, a tração também é feita pelo motor elétrico de alta potência, mas a tecnologia avançada do novo Accord entrega ao motorista a sensação dinâmica e sonora de trocas de marchas. Isso acontece porque o gerenciamento eletrônico faz com que o motor a combustão evolua as rotações conforme o veículo ganha velocidade.
A plataforma de conectividade myHonda Connect, baseada em pilares de segurança e conveniência, também está disponível no Accord, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone. De uso intuitivo, o sistema reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil. As principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, rastreamento do veículo em movimento, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços. O myHonda Connect está mais evoluído no Accord. Tem como destaque a estreia da TCU (Unidade de Controle de Telemática) de segunda geração. Com isso, alguns recursos foram aprimorados ou introduzidos. O ajuste remoto da temperatura do ar-condicionado está mais preciso (de 1 °C em 1 °C), há a possibilidade de inibição remota do motor, o alerta de colisão não depende mais exclusivamente da deflagração de um dos airbags e o tempo de envio de comandos remotos e sua efetiva execução está ainda menor.
O Accord Advanced Hybrid traz relevantes aperfeiçoamentos e adequações que tornam o exclusivo sistema e:HEV da Honda ainda mais eficiente. Os motores elétricos, um de tração e outro destinado à geração de energia para a IPU (Intelligent Power Unit), foram posicionados com eixos paralelos e não mais em série como no Civic, configurando assim uma nova e-CVT. Esta configuração inédita resultou em melhor performance do conjunto em termos de redução de ruídos e vibrações, inclusive pela adoção de um volante do motor equipado com pré-amortecedor. Esse powertrain evoluído do novo Accord preservou a potência máxima do motor elétrico de tração, 184 cv, mas o torque aumentou, passando para 34,1 kgfm (antes, 32,1 kgfm). Tal progresso se estendeu ao novo motor a combustão quatro cilindros 2.0 16V, de ciclo Atkinson, com duplo comando de válvulas no cabeçote, VTC e, agora, com injeção direta de gasolina, que contribuiu para o aumento significativo em torque, passando para 19,2 kgfm a 4.500 rpm (antes 17,8 kgfm a 3.500 rpm) e ligeiro ganho de potência para 146 cv a 6.100 rpm (antes 145 cv a 6.000 rpm).
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros. O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. Esse é um dos diferenciais que tornam o sistema e:HEV único. A grande vantagem é que o condutor não precisa se preocupar em recarregar o veículo, o inteligente sistema híbrido da Honda faz isso automaticamente. No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades elevadas de cruzeiro, condição em que motores a combustão trabalham em sua faixa de maior eficiência energética. A possibilidade de alternar a ação do motor térmico e elétrico resulta em maior eficiência, o que faz do sistema híbrido e:HEV, exclusivo da Honda, uma referência em termos de simplicidade construtiva, desempenho e consumo de combustível. Aliás, o novo Accord conseguiu ser nota A em sua categoria, nota A em consumo e nota A em nível de emissões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, registrando 17,8 km/l de consumo urbano e de 16,1 km/l de consumo rodoviário.
No que diz respeito à nova carroceria, o equilíbrio entre baixo peso e rigidez estrutural caracteriza este Accord Advanced Hybrid, que recebeu reforços na dianteira através de barras que inibem deformação. A área inferior do para-brisa foi redesenhada visando a redução da tensão e direcionamento de cargas para áreas de maior rigidez como as torres que abrigam os amortecedores dianteiros. A parede corta-fogo também foi reforçada no painel inferior e túnel central. Na traseira, um conjunto de reforços forma um arco de alta resistência à torção, que favorece a segurança e dirigibilidade. Na cabine, a segurança foi aprimorada por meio do redesenho da Coluna B e das barras anti-intrusão das portas. O novo padrão de rigidez da carroceria veio acompanhado de uma revisão das suspensões, que continuam do tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira. O alvo foi conseguir maior suavidade de funcionamento e preservar a ótima dirigibilidade, característica tradicional do Accord. Para tal, um novo tipo de rolamento de coluna foi aplicado aos amortecedores dianteiros, além de novas juntas esféricas, que resultaram em uma redução de atrito de aproximadamente 33%. A bitola na traseira foi aumentada em 10 mm e foram adotadas novas buchas de suspensão, 10% maiores e com ângulo do eixo de rotação otimizado, visando obter um funcionamento mais suave de todo o conjunto. Por fim, um novo rolamento da coluna de direção garante um controle mais preciso e leve em baixa velocidade.
Outra novidade importante do novo Accord é o Motion Management System (MMS). Trata-se de um dispositivo cuja função primordial é melhorar a dirigibilidade, integrando o powertrain com os freios e a ação do motorista ao volante. Em condição de baixa aderência, o sistema pode aplicar força de frenagem visando a transferência de carga para o eixo dianteiro e, com isso, melhorar a aderência e capacidade de tração. O resultado final é a melhora no contorno de curvas, diminuindo a tendência ao subesterço.
O sedan traz o Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, em versão ainda mais avançada, resultado de uma contínua evolução do sistema. A nova configuração traz a câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa, cujo campo de visão passou de 50º para 90º. Já o radar de ondas milimétricas instalado na grade frontal, camuflado pelo H da Honda, tem um pico de ângulo de varredura de 120º contra os 50º da versão anterior. O melhor desempenho da câmera, radar e sensores expande a capacidade de cada uma das funções do Honda SENSING, que são as seguintes:
- ACC - Controle de cruzeiro adaptativo: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. No Accord, o sistema conta com Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;
- CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal. É capaz de detectar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto, incluindo bicicletas e motos;
- LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: identifica faixas de rodagem e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação;
- RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta a saída da pista e ajusta a direção para evitar acidentes;
- AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.
Outro destaque de segurança são os airbags, que estreiam nova tecnologia no Accord. Os airbags de motorista e passageiros são dotados de uma nova conformação que visa reduzir a rotação da cabeça em caso de colisões, diminuindo assim a possibilidade de lesões graves. Ao todo, o modelo possui 8 airbags: 2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 2 de joelhos. Outros equipamentos que complementam o completo conjunto de itens de segurança do Accord são: monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Isofix (fixação de assentos infantis), entre outros.
O Accord Advanced Hybrid chega em três opções de cores: Prata Esterlina Metálico, Preto Cristal Perolizado e Branco Topázio Perolizado. O revestimento do interior será cinza claro no caso da cor externa Branco Topázio Perolizado. Nas demais, o acabamento interno será na cor preta. O modelo tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.
0 Comentários