Verstappen celebra o título com vitória

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen comemorou seu terceiro título mundial com mais uma vitória, no GP do Catar ele marcou a 14ª na temporada e a 49ª na carreira, o holandês terminou à frente da dupla da McLaren, com Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro.

  • A FIA decidiu impor um limite máximo de 18 ao número de voltas que poderiam ser completadas com qualquer jogo de pneus na corrida.
  • A Pirelli apresentou os resultados da análise dos conjuntos de pneus devolvidos pelas equipes no sábado, não houve uma redução significativa o suficiente na possibilidade de micro rasgos na parede lateral, entre o composto de cobertura e as cordas da carcaça, gerado pela passagem repetida nas zebras em algumas curvas, como resultado de medidas introduzidas antes do Sprint Shootout, isso significava que seriam necessários três pit stops para os pilotos completarem as 57 voltas da corrida.
  • A maioria optou pelo Medium na largada, as exceções foram Hamilton, Bottas, Magnussen e Lawson, que preferiram largar com Soft, enquanto Perez, largando do pit lane, usou Hard.
  • Como era de se esperar, o C3 só foi escolhido por quem buscava ganhar posições na largada ou no final da corrida, quando a carga de combustível seria menor.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Este foi um fim de semana muito exigente em muitas frentes e terminou com uma corrida que, dadas as circunstâncias, foi interessante e muito disputada. A colaboração empenhada e transparente entre todos, FIA, Fórmula 1, equipes e pilotos,  fez com que houvesse uma reação rápida e eficiente para resolver uma questão de segurança, o esporte conseguiu dar um show interessante para os espectadores com muitas ultrapassagens e duelos, apesar das limitações impostas pela FIA. Nas próximas semanas continuaremos a analisar os pneus utilizados aqui para adquirir o máximo de informações possível e compartilhá-las com a FIA. Pelo que vimos esta noite, a granulação foi um fator muito significativo em todos os compostos, a gravidade diminuiu à medida que a pista emborrachava. O vento estava muito mais fraco que nos dias anteriores, isso reduziu a quantidade de areia e poeira soprada na superfície da pista, a degradação térmica também teve um efeito no desempenho dos pneus, com as temperaturas da pista nunca ficando abaixo dos 36°".

Campeonato