Piastri vence a Corrida Sprint e Verstappen é tricampeão
Texto e fotos: Pirelli
A corrida Sprint
- Oscar Piastri venceu a Corrida Sprint, encerrando assim a série de três vitórias da Red Bull nas etapas de formato curto do sábado.
- Max Verstappen foi o segundo e isso foi suficiente para ele conquistar seu terceiro título mundial com seis GPs de antecedência, ele se junta aos tricampeões Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Jackie Stewart.
- Foi um sábado incomum, a FIA introduziu uma sessão extra de treinos livres de dez minutos antes do Shootout, para permitir que os pilotos se familiarizassem com o novo traçado após as modificações nas curvas 12 e 13.
- Pelo regulamento, no Sprint Shootout os pilotos tiveram que usar apenas um conjunto de pneus Medium para as duas primeiras sessões e depois um conjunto de Soft no Q3. Oito optaram por um conjunto novo de C3, Ocon e Alonso escolheram um que haviam usado ontem.
- Para a Sprint Race de 19 voltas, a escolha do pneu foi bem equilibrada, doze pilotos optando pelo Médio e oito optando pelo Macio. Houve três períodos de Safety Car causados por acidentes e carros nas áreas cascalho, num desses períodos, Zhou, Stroll e Magnussen, fizeram um pit stop, o chinês e o dinamarquês passaram do Medium para o Soft, o canadense usou outro conjunto de C3.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Em primeiro lugar, queremos felicitar Max Verstappen pelo seu terceiro título mundial, numa temporada em que ele tem sido. Foi um dia particularmente agitado para a Pirelli, durante a nossa análise habitual na noite passada após os treinos livres, descobrimos que alguns pneus que tinham feito 20 ou mais voltas apresentavam sinais de micro lacerações na parede lateral, entre o composto de cobertura e as cordas da carcaça, provavelmente causadas pelo impacto gerado pela ultrapassagem repetida das zebras em algumas curvas, especialmente as 12 e 13. Informamos imediatamente a FIA, que tomou medidas, revisando os limites de pista nessas curvas e instigando uma sessão adicional de treinos livres para permitir que os pilotos conheçam as novas linhas neste trecho da pista. Agora, como acontece em todos os fins de semana de corrida, estamos analisando os conjuntos que nos são devolvidos no final do dia. Uma vez concluído este procedimento, transmitiremos os resultados das nossas conclusões à FIA e, se necessário, novas medidas serão implementadas para o GP. Na pista, ficou claro que o Médio era o mais adequado para um trecho longo, como a Sprint, o Soft proporcionou desempenho extra na largada e nas três relargadas, mas depois sofreu granulação e forte degradação térmica. Na verdade, numa pista particularmente escorregadia devido à areia soprada pelo vento, este era um fenómeno previsível. Olhando para amanhã, não vale a pena especular sobre estratégias, dado que temos de esperar pelo resultado da nossa análise em curso e depois ver se isso tem algum efeito regulamentar sobre a forma como a corrida será disputada".
0 Comentários