• A clássica gama de cores para automóveis já teve o seu tempo, e a BASF impulsiona a cor através de uma série de mudanças;
  • Uma combinação de inteligência humana e artificial uniu-se para criar a coleção ON VOLUDE;
  • Estudo considera crescente necessidade de sustentabilidade e funcionalidade.

Texto e fotos: BASF

Todos os anos, os designers da divisão Coatings da BASF criam uma nova coleção de cores para inspirar os designers de automóveis em todo o mundo. Este ano, a inteligência artificial foi um forte impulsionador para a criação da coleção ON VOLUDE de Tendências de Cores Automotivas da BASF para 2023-2024.Quando os designers da empresa analisaram o que os seus sinais de tendência lhes diziam, perceberam que era altura de uma atualização de cores, uma vez que a gama de cores automóvel clássica já teve o seu tempo. Surgiram tonalidades automóveis não clássicas, impulsionando as cores por meio de uma série de mudanças que refletem um estado de espírito positivo, com foco em tons mais claros e na exploração de novos e expressivos espaços de cor.

A ON VOLUDE oferece cores excitantes que também adoptam um enfoque crescente na sustentabilidade e na funcionalidade. Uma vez que os clientes confiam na coleção da BASF para conceber as cores para os seus futuros modelos, será possível ver a nova direção nas ruas ou nas garagens nos próximos três a cinco anos.

América do Sul – conexão com equilíbrio e bem-estar
Graça Calma, a cor-chave para a América do Sul, é um cinzento sólido quente não metálico com uma forte textura cremosa, que transmite a procura pelo bem-estar e equilíbrio com uma perspectiva otimista e resiliente para o futuro. A textura não metálica dá-lhe um aspecto distinto, fugindo ao uso generalizado de prata e metálicos na região, e o tom dessaturado traz muita elegância a esta cor.

Estudos de mercado como Euromonitor e Deloitte apontam que na região as pessoas têm uma visão otimista em relação às perspectivas de futuro, incluindo felicidade e finanças. Também são confiantes, resilientes e se preocupam muito com a saúde e o bem-estar, ficando acima da média global em alguns quesitos, como adesão a exercícios físicos e prática de meditação, por exemplo. “Essas características aliadas às tendências nas artes, moda e decoração, trazem a renovação para a cor da América do Sul, que segue acromática, mas com uma aparência elegante e não convencional”, explica Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul, a partir do estudo de Liz Hoffman, responsável pelo design de cores para automóveis nas Américas. A BASF também é líder mundial nas ferramentas globais que utiliza para criar novos designs e partilhá-los com os designers de automóveis. Ao utilizar o AUROOM® da BASF - uma plataforma digital que fornece cores digitais - o processo de design é mais rápido e mais eficiente.