A quinta divulgação de resultados do ano mostra um resultado encorajador para o Hyundai HB20 depois de atualizar o equipamento básico de segurança para seis airbags de série
Texto e fotos: Latin NCAP
O modelo ofereceu estrutura instável, proteção fraca para o peito do motorista no teste de impacto frontal e desempenho ruim na proteção de pedestres, o que o impediu de obter uma classificação melhor. O novo Hyundai HB20, produzido no Brasil, obteve três estrelas, oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série, obteve 68,30% em Ocupante Adulto, 74,85% em Ocupante Infantil, 34,32% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Assistência à Segurança. O veículo foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e ESC/Moose. O equipamento de segurança mais básico do modelo foi testado. Outras versões incluem os sistemas opcionais de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Detecção de Ponto Cego (BSD) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS). A versão anterior do Hyundai HB20 com apenas dois airbags de série foi avaliada pelo Latin NCAP em 2020 com uma classificação de zero estrela. O fabricante atualizou o modelo adicionando seis airbags de série e acrescentando tecnologias ADAS, entre outras atualizações.
O impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do motorista e uma proteção adequada para o peito do passageiro dianteiro. Os joelhos apresentaram proteção marginal. A estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis. O impacto lateral mostrou boa proteção para a cabeça, o abdômen e a pélvis, enquanto a proteção para o peito foi marginal.
O impacto lateral do poste apresentou boa proteção para a cabeça e a pélvis, proteção marginal para o tórax e proteção adequada para o abdômen. A chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção marginal para o pescoço do adulto. Os dummies infantis exibiram proteção quase total no impacto frontal e lateral, todos os sistemas de retenção infantil (SRI) testados quanto à instalação foram aprovados e as marcações de advertência do airbag, bem como a advertência de desconexão do airbag do passageiro, cumpriram os requisitos do Latin NCAP.
A proteção de pedestres mostrou-se adequada e marginal, com áreas próximas ao pilar A com proteção deficiente. A parte superior e inferior das pernas apresentaram proteção deficiente. O veículo oferece Aviso de Cinto de Segurança (SBR) dianteiro e traseiro. O ESC de série atendeu aos requisitos do Latin NCAP e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h e 70 km/h nos testes do ADAC e do consumidor, respectivamente. O novo HB20 oferece ADAS opcional, mas não cumpriu as condições prévias para avaliação e pontuação.
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