Fórmula 1 chega a Suzuka com um olho em 2024

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • Em Suzuka as equipes terão C1 como White Hard, C2 como Yellow Medium e C3 como Red Soft.
  • O GP do Japão poderá trazer algumas surpresas devido às altas temperaturas registadas na semana passada, com máximas de até 33º, se isto continuar, a degradação dos pneus poderá tornar-se um fator importante.
  • As condições meteorológicas influenciaram muitas vezes, em quatro ocasiões (2004, 2009, 2010 e 2019) a classificação foi realizada na manhã de domingo devido às chuvas torrenciais ou à ameaça de um tufão.
  • Em 2022, a corrida foi interrompida devido à chuva na primeira volta, o reinício ocorreu três horas depois, faltando apenas 45 minutos para o fim devido à duração máxima permitida de quatro horas. Foram 28 voltas completadas, os pilotos utilizaram apenas os pneus Intermediate e Full Wet.
  • O asfalto de Suzuka apresenta alguns dos mais altos níveis de rugosidade e abrasão observados em toda a temporada, o desgaste e a degradação são fatores importantes na determinação do plano para os treinos livres, bem como na estratégia de corrida.
  • Foram 36 edições do GP do Japão válidas pelo Mundial de F1, 32 delas em Suzuka, sede da Honda, e quatro em Fuji, que pertence à Toyota. A equipe mais vitoriosa é a McLaren, com nove vitórias, o piloto que mais venceu é Michael Schumacher com seis. Em 1994 e 1995, o GP do Pacífico foi realizado no Japão, no circuito de Aida.
  • O GP do Japão coroou um novo campeão mundial 11 vezes, mais recentemente no ano passado, quando Max Verstappen conquistou o seu segundo título mundial. Em 1995, Michael Schumacher também se sagrou campeão mundial pela segunda vez após vencer o GP do Pacífico.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "O GP do Japão acontece em uma das pistas mais fascinantes e exigentes, Suzuka, com seu layout único em forma de oito. Este local histórico é o favorito dos pilotos, sendo emocionante guiar os monopostos ultracompetitivos da atualidade. Com as suas cargas laterais e verticais muito significativas, Suzuka é tão exigente com os pneus como com os pilotos. Estas exigências estão igualmente distribuídas pelas quatro rodas, com 10 curvas para a direita e oito para a esquerda ao longo de uma volta de seis quilômetros. Como resultado destas características desafiadoras, teremos no Japão os pneus mais duros da gama. Na sexta-feira, todas as equipes terão oportunidade de testar uma nova versão do composto C2, para homologação da próxima temporada, esta última evolução deve proporcionar mais aderência do que o atual e assim encaixar-se de forma mais coerente entre o C1 e o C3. Nas duas primeiras sessões de treinos livres, cada piloto terá dois jogos adicionais de pneus, em comparação com os habituais 13 conjuntos por fim de semana. Este teste faz parte de um programa de desenvolvimento recentemente definido para 2024 e continuará com um novo composto C4 a ser testado durante o fim de semana do GP do México".