Um novo desafio para a corrida noturna
Texto e fotos: Pirelli
Os pneus e a pista
- Como tem acontecido em todos os circuitos de rua este ano, a Pirelli trás o trio de compostos mais macios para Singapura, C3 como White Hard, C4 como Yellow Medium e C5 como Red Soft.
- O GP de Singapura acontece à noite, a partir das 20h (horário local), a umidade intensa, as altas temperaturas e a retenção de calor, devido às paredes que revestem a pista, tornam a corrida fisicamente exigente para os pilotos.
- O traçado foi modificado este ano, o trecho da pista entre as curvas 16 e 19 se tornou uma reta com cerca de 397 metros de comprimento. Isso significa que o número de curvas cai de 23 para 19, enquanto o comprimento total de voltas agora é de 4.940 metros (eram 5.063). A corrida foi ampliada para 62 voltas, uma a mais que no ano passado.
- Há muitos "aspectos urbanos" das vias públicas que compõem o circuito de Marina Bay, como linhas brancas pintadas e bueiros, o que pode afetar os níveis de aderência, especialmente se chover.
- A estratégia de parada única é o caminho claro a seguir, até porque o tempo de perda no pit stop é cerca de 28 segundos, o mais alto da temporada junto com Ímola. O composto mais duro disponível é normalmente o pneu de corrida principal, se permanecer sem chuva.
- Como em outras pistas de rua, a posição no grid costuma ser crucial para um bom resultado, dadas as limitadas oportunidades de ultrapassagem, a classificação tem forte influência no resultado final.
- No ano passado, a largada foi adiada em uma hora devido a tempestade que atingiu Marina Bay poucos minutos antes da formação do grid. Os carros começaram a corrida com pneus intermediários e depois mudaram para médio e macio, um Safety Car Virtual também influenciou a estratégia.
- A primeira edição do GP de Cingapura foi realizada em 2008, desde então, foram disputados mais 12 na pista de Marina Bay, sem corridas em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19. São cinco vencedores diferentes: Sebastian Vettel (cinco vitórias), Lewis Hamilton (quatro), Fernando Alonso (duas), Nico Rosberg e Sergio Perez, uma cada.
- As equipes com mais vitórias são Mercedes e Red Bull, quatro cada, enquanto a Ferrari têm o maior número de pole positions, seis.
Mario Isola – Diretor de Motorsport: "As etapas finais desta longa temporada, levando a Fórmula 1 a três continentes e 16 fusos horários diferentes, começam em Singapura neste fim de semana. Esta foi a primeira corrida a ser realizada sob luz artificial, ideia que mais tarde foi seguida em outros locais. Do ponto de vista técnico, Marina Bay é um típico circuito de rua, muito sinuoso (19 curvas, muitas delas de 90º) e um pouco travado. Um pequeno erro pode custar caro, o layout da pista também significa que os carros executam um alto nível de pressão aerodinâmica. Este ano, o circuito ganha um novo visual, devido a algumas obras na área de Marina Bay, a parte da pista que antes estavam as curvas de 16 a 19 agora é uma reta, essa mudança tornará a pista mais rápida, primeiro porque a duração total da volta é agora inferior a cinco quilômetros e o traçado se tornou muito mais fluido. Vamos esperar para ver se essa mudança tem efeito nas estratégias, porque, pelo menos em teoria, poderia criar oportunidade de ultrapassagem, em uma pista marcada por essa dificuldade, a menos que você tenha um carro muito mais rápido. Esta pista não coloca um estresse especial nos pneus em termos de carga, mas os traseiros precisam ser cuidadosamente gerenciados durante a fase de tração ao sair de curvas lentas. As temperaturas costumam ser constantemente altas, já que Singapura fica próxima a Linha do Equador. Isso aumenta o risco de superaquecimento não apenas para os pneus, mas também para todo o conjunto envolvido na disputa, incluindo os mecânicos e, claro, o piloto".
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