Verstappen vence com autoridade e garante o sexto título de construtores para a Red Bull

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen teve um fim de semana perfeito dominando o GP do Japão do início ao fim. Com sua 48ª vitória, a Red Bull conquistou o sexto título do Mundial de Construtores, faltam ainda seis etapas na temporada e a equipe de Milton Keynes vai também levar o de piloto, já que apenas Sergio Perez poderia impedir Verstappen.
  • Juntando-se a Max no pódio estava a dupla da McLaren, Oscar Piastri pela primeira vez entre os três primeiros e a décima de Norris, divididas igualmente entre o segundos e o terceiros lugares.

  • Na largada, 13 pilotos optaram pelo Médio e sete pelo Soft.
  • Tirando aqueles que tiveram que mudar seus planos devido a colisões, ficou evidente que a grande maioria optou pela estratégia de duas paradas, fazendo uso mais eficiente dos conjuntos de pneus disponíveis.
  • Quem tinha dois conjuntos novos de Hard usou ambos, a exceção foi Russell, mesmo tendo feito um bom trabalho gerenciando seu set de Medium desde o início, optou pela estratégia de uma parada, usando o Hard por 29 voltas.
  • Ele também fez o maior número de voltas (24) com os pneus médios e Zhou o maior (19) com Soft.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Quero parabenizar a Red Bull pela conquista do sexto título de construtores e garantir que apenas Max ou Sergio possam conquistar o título de pilotos. A equipe liderada por Christian Horner deixa sua marca na atual era da Fórmula 1, batendo todos os recordes e este resultado surpreendente é merecido. A pista de Suzuka é uma das mais difíceis para os pneus e este ano vimos temperaturas mais altas que o habitual, isso aumentou a exigência sobre eles. Os três compostos disponíveis foram utilizados, criando assim uma situação em que vimos várias estratégias diferentes. Depois de estudar os dados dos treinos livres, consideramos que duas paradas seria mais rápida e isso foi confirmado, aqueles que tentaram algo diferente, Russell por exemplo, tiveram que dar o melhor nas fases finais. Em comparação com sexta-feira, vimos que o Medium foi o mais utilizado, ainda que a diferença em termos de degradação quando comparado com o Soft não tenha sido tão grande, é evidente que o C2 oferecia maior flexibilidade em termos de gestão e é por isso que a maioria dos pilotos optou por começar com ele".

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