Sainz vence com show de estratégia da Ferrari

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Carlos Sainz venceu o GP de Singapura, é sua segunda vitória na carreira,  a corrida teve um final muito disputado e emocionante com quatro pilotos brigando pela vitória do início ao fim, o segundo colocado foi Lando Norris e Lewis Hamilton o terceiro, esta é a 243ª vitória da Ferrari em 1.067 GPs e a quarta nesta pista.
  • É a primeira vez nesta temporada que um Red Bull não vence, colocando fim a uma sequência de 15 vitórias consecutivas da equipe e 10 de Max Verstappen.

  • 13 dos 19 pilotos optaram por largar com o Medium, os seis restantes estavam divididos igualmente entre o Soft e Hard.
  • O Safety Car na volta 20 desencadeou uma corrida para os boxes, todos os pilotos que largaram com Medium passaram para o Hard, enquanto aqueles que largaram com C3 permaneceram na pista até fazer a parada com dois terços da distância percorrida.
  • Na volta 44, um VSC proporcionou mais uma oportunidade para misturar as coisas, a dupla da Mercedes fez, junto com a Williams, aposta nos médios, enquanto Alonso e Magnussen optaram pelos macios.
  • Na fase final, o C4 provou ser muito rápido para Hamilton e Russell que se aproximaram dos líderes (Sainz e Norris) e para Verstappen e Perez, que aproveitaram o ritmo extra para terminar no pontos.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "O GP de Singapura foi uma ótima propaganda para a Fórmula 1, todos os espectadores que estavam na pista e os que estavam em frente de suas telas, devem ter prendido a respiração até o final, vendo quatro pilotos lutando pela vitória e em ser o primeiro a pôr fim ao domínio da Red Bull na temporada. Parabéns aos pilotos e também aqueles que estão no pit wall, todos ajudaram a fazer um grande espetáculo com duelos na pista e batalhas táticas muito intensas. Do lado dos pneus, a palavra que melhor descreve o dia é gestão, durante quase toda a corrida vimos pilotos e equipes gerenciar o ritmo para estarem na melhor forma possível, não só para atingir os objetivos que se propuseram, mas também para estarem prontos para explorar qualquer oportunidade que pudesse surgir. Um exemplo disso é a decisão de Leclerc de largar com os macios para tentar ultrapassar Russell imediatamente e criar uma vantagem entre as Mercedes e Sainz, que estava na liderança. Ou com a Mercedes, que tinha um jogo extra de pneus Médios novos à disposição dos pilotos, aproveitou o VSC para mudar a estratégia e partir para o ataque até ao fim. Do ponto de vista técnico, os três compostos tiveram desempenho esperado em termos de degradação, a parada única revelou ser a estratégia mais rápida, duas apenas funcionou quando a corrida estava neutralizada. O Hard e o Medium foram os mais utilizados, o que também era esperado, mas o Soft, que é geralmente considerado como um composto de qualificação, também mostrou que tinha papel a desempenhar na primeira passagem".

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