- Tecnologia produzida na planta é a mesma utilizada nos veículos híbridos fabricados na Europa;
- Empresa trabalha no desenvolvimento de um turbo para equipar um veículo eletrificado nacional, com lançamento previsto para 2025/2026;
- Unidade brasileira fabrica produtos de alta performance para auxiliar as montadoras na transição energética.
Texto e fotos: BorgWarner
A empresa equipa veículos híbridos na Europa com turbocompressores do mesmo modelo dos fabricados no Brasil. Na região, os turbos da série B01 são aplicados em veículos nacionais com motores flex, como os Volkswagen Up!, Polo TSI, Nivus, Virtus e T-Cross 200TSI, e os modelos da Stellantis Jeep Compass, Jeep Renegade, Fiat Toro, Fiat Pulse e Fiat Fastback.
50% dos veículos que rodam no Brasil equipados com motorização turbo flex utilizam turbocompressores da fábrica da BorgWarner, em Itatiba (SP). A unidade brasileira é a maior fabricante de turbos flex da América Latina, produzindo cerca de 500.000 turbos por ano. Essa planta detém a tecnologia e o conhecimento para desenvolver turbos que podem equipar veículos híbridos. Atualmente, a BorgWarner trabalha em conjunto com uma montadora instalada no Brasil no desenvolvimento de turbocompressor para equipar o motor de carro de passeio híbrido nacional, com lançamento previsto para 2025/2026. Globalmente, a companhia decidiu apoiar a transição energética de seus clientes, e as tecnologias que mais auxiliam na redução de emissões e consumo ganharam posição de destaque entre os pilares da estratégia Charging Forward da BorgWarner. O portfólio de produtos para motores à combustão e veículos eletrificados, considerados pela companhia com “Produtos Fundacionais”, são soluções que auxiliarão as montadoras na transição para a eletrificação com a melhor performance. E Itatiba produz três linhas de produtos considerados Fundacionais, são eles: Turbocompressores, Gerenciamento térmico (embreagens viscosas e ventiladores) e sistemas de sincronismo do motor (correntes de sincronismo).
0 Comentários