Uma estreia importante em uma das pistas mais exigentes para os pneus

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • As equipes terão o C1 como White Hard, o C2 como Yellow Medium e o C3 como Red Soft na Grã-Bretanha, uma escolha ditada pelas altas cargas de energia que Silverstone coloca através dos pneus.
  • A pista é uma das mais exigentes de toda a temporada, especialmente para o pneu dianteiro esquerdo que tem que lidar com cargas pesadas ao longo de oito curvas diferentes.
  • Algumas das maiores velocidades médias de curva na temporada são vistas em Silverstone (Maggotts, Becketts e Chapel são todas contornadas de pé embaixo), enquanto os pilotos são submetidos a forças laterais que podem exceder 5g.
  • A estratégia de duas paradas foi a mais popular em 2022, todos os três compostos foram usados durante a corrida.
  • Carlos Sainz, conquistou sua primeira vitória no ano passado em Silverstone, após largar da pole position.
  • A Pirelli permanecerá em Silverstone 11 e 12 de julho para um teste de desenvolvimento de pneus slick que não dependem de cobertores térmicos, participam do teste a Red Bull (por um dia), Haas e Williams.
  • Silverstone é uma das pistas permanentes mais tradicionais do calendário da F1, tendo recebido 57 GPs. Em 2020, o autódromo inglês recebeu duas corridas em sequência, com intervalo de uma semana entre eles, para celebrar o 70º aniversário da primeira corrida de F1 da história, que aconteceu em 13 de maio de 1950.
  • A equipe mais bem sucedida em Silverstone é a Ferrari, com 15 vitórias, enquanto Sir Lewis Hamilton é o maior vencedor com oito. Tendo sido homenageado pela rainha Elizabeth II, Hamilton foi mais tarde nomeado cavaleiro pelo atual rei da Grã-Bretanha, Charles III.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "O GP da Inglaterra marcará a estreia de uma nova construção de pneus slicks, anteriormente previstos para a próxima temporada. Essa antecipação se tornou necessária devido ao aumento no desempenho dos carros desde o início da temporada, tanto em termos de velocidade quanto de carga, em comparação com os dados de simulação de pré-temporada fornecidos à Pirelli pelas equipes no último inverno e o fato de que essa tendência só deve aumentar à medida que o campeonato avança. Trabalhamos arduamente na simulação nos últimos anos, a fim de fornecer um produto que atenda as metas de desempenho estabelecidas por todas as partes, mas também ter a capacidade de antecipar eventuais problemas e reagir a eles prontamente. A nova especificação dá ao pneu uma resistência extra contra a fadiga e não afeta nenhum parâmetro técnico ou seu comportamento na pista. Todas as equipes já tiveram oportunidade de testar a nova construção de pneus no GP da Espanha, quando dois sets foram colocados à disposição de cada piloto nos treinos livres. Seus comentários foram em linha com nossas expectativas, especialmente quando se trata de transparência em termos de desempenho. A nova especificação também permite manter as pressões dos pneus dianteiros e traseiros praticamente inalteradas em comparação ao ano passado, apesar de um aumento significativo nas cargas médias. Esta estreia acontecerá em uma pista que é tradicionalmente uma das mais difíceis para os pneus. Em nossos gráficos internos, Silverstone está no topo em termos de estresse e forças laterais exercidas sobre eles, particularmente o dianteiro esquerdo. A pista também exige muito dos pilotos, que precisam lidar com acelerações laterais superiores a 5g em suas curvas rápidas. As opções de composto, que, ao contrário da estrutura, não estão passando por nenhuma mudança de especificação, são idênticas aos anos anteriores, pelo menos no nome: C1 é o Hard, C2 é o Medium e C3 é o Soft. No entanto, o C1 atual é de fato um novo composto para este ano, que se encaixa entre o C2 e o C0, nosso novo nome para o composto mais duro da gama de 2022".