Este ano serão duas corridas em Spa
Texto e fotos: Pirelli
Os pneus e a pista
- Assim como no GP da Bélgica de 2022, as equipes terão o C2 como White Hard, C3 como Yellow Medium e C4 como Red Soft.
- Ao lado de Silverstone e Suzuka, Spa-Francorchamps é um circuito onde os pneus são submetidos a forças consideráveis. A parte mais desafiadora é a tradicional Eau Rouge, seguida pela subida até a Raidillon, consistindo em uma curva à esquerda de alta velocidade, em que a pressão aerodinâmica força o carro para o chão, seguida por outra curva de alta velocidade, em que o carro segue de forma mais “solta” do topo da colina para a reta Kemmel.
- Spa é a pista mais longa do calendário da Fórmula 1 com 7.004 metros de extensão, são 44 voltas programadas. Quando o circuito foi inaugurado, em 1921, tinha cerca do dobro do comprimento, 14.900 metros.
- No ano passado, quase todas as equipes optaram por uma estratégia de duas paradas, usando os três compostos. Max Verstappen alinhou em 14º no grid após uma penalidade e venceu a corrida, largou com pneus macios e depois fez dois stints de médio.
- Spa-Francorchamps também é um lugar especial para Charles Leclerc, ele venceu sua primeira corrida de F1 com a Ferrari em 2019. A equipe italiana tem o maior número de vitórias em Spa (14) desde 1950, enquanto Michael Schumacher tem o maior número de vitórias individuais (6).
- O circuito também tem a maior diferença de elevação de qualquer pista durante todo o ano. O ponto mais alto é em Malmedy (cerca de 468 metros acima do nível do mar), enquanto o mais baixo é Paul Frere (cerca de 366 metros acima do nível do mar). É uma diferença de 102,2 metros, mais do que a altura da torre do relógio Big Ben, em Londres.
Mario Isola – Diretor de Motorsport: "Depois de apenas alguns dias de folga, há outra corrida de Fórmula 1 neste fim de semana, a última antes das férias de verão. O GP da Bélgica é uma das corridas mais prestigiadas do calendário, realizada em uma pista particularmente desafiadora para pilotos, carros e pneus. Nomeamos a mesma linha de compostos do ano passado para oferecer uma ampla gama de opções de estratégia. Tradicionalmente, o clima em Spa é um fator chave durante todo o fim de semana. O fato de o GP ter mudado de data, da primeira corrida após as férias de verão para a última corrida antes dela, deve fazer pouca diferença, já que a previsão é sempre variável. O comprimento da pista, com Spa sendo a volta mais longa do ano, e a variação na elevação significa que há possibilidade de encontrar condições diferentes na mesma volta, com a pista molhada em uma parte da pista enquanto ela está completamente seca em outro local. A novidade para este ano será a terceira Corrida Sprint da temporada, depois de Baku e Spielberg, com um Sprint Shootout na manhã de sábado, seguido por uma corrida de 100 quilômetros à tarde. Com apenas uma hora de treino livre antes da classificação na sexta-feira, por enquanto, parece ser o dia com maior risco de chuva, haverá ainda menos tempo do que o normal para montar os carros. Em Spa, há a tendencia de vermos algumas das maiores diferenças em termos de configuração aerodinâmica entre as equipes, algumas preferem mais pressão aerodinâmica para forçar mais durante o segundo setor, enquanto outras preferem um carro mais solto para ter velocidade extra para atacar e defender mais nas retas. Com duas corridas neste ano, um dos locais mais espetaculares da temporada deve oferecer um show ainda maior".
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