Verstappen vence outra e abre enorme vantagem no campeonato

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Mais uma vitória de Max Verstappen, o atual Campeão do Mundo domina, junto com seu carro, o ano de 2023, esta foi a segunda de Max no circuito de Silverstone. Mesmo com a ótima velocidade de largada de Lando Norris, ele controlou as primeiras voltas e atacou no momento certo, após o  DRS estar liberado. Na frente, o holandês teve pista livre, mesmo do reinício na volta 39 quando a corrida foi neutralizada. Para deleite da maioria das 480.000 pessoas, um recorde nesta pista, Verstappen foi acompanhado no pódio por dois pilotos britânicos, Lando Norris e Lewis Hamilton, ele foi o grande beneficiado da entrada do Safety Car.
  • A Red Bull agora está empatada com a McLaren em número de vitórias consecutivas, 11. A última vez que um piloto da equipe austríaca não venceu uma corrida foi no GP do Brasil do ano passado com George Russell.

  • Uma parada foi a estratégia mais utilizada, o Soft provou ter muito mais resistência que mostravam as nossas previsões, os únicos que não rodaram com o C3 foram as duas Ferrari e as duas McLaren.
  • O composto mais utilizado durante o GP foi o C2, que completou 485 voltas, 50% do total, o C3 foi o segundo com 337 voltas, 34,74% e o C1 com 148 voltas, 15,26%.
  • As 28 voltas de Russell foram o stint mais longo do Soft, enquanto no Medium, Verstappen, Hamilton, Norris e Alonso fizeram 33, Bottas fez 32 com o Hard.

  • As voltas mais rápidas para cada composto foram feitas com pneus de dez ou mais voltas. No C1, o melhor tempo (1.30.543) foi de Norris na volta 43 com um jogo de pneus de 10 voltas. Russell foi o mais rápido com o C2 (1.31.124) na volta 13 de sua segunda passagem e a mais rápida da corrida ficou com Verstappen no C3 (1.30.275) na volta 11 no segundo stint.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Em primeiro lugar, parabéns ao incrível público em Silverstone: 480.000 é um recorde impressionante, um sinal da incrível popularidade que a Fórmula 1 está experimentando agora. Este fim de semana trouxe respostas interessantes, a introdução da nova construção foi de acordo com o planeado e a análise inicial dos dados está em linha com as nossas expectativas. A sensação de que os três compostos poderiam ser usados na corrida foi confirmada, as temperaturas consideravelmente mais baixas em comparação com sexta-feira permitiram que o Soft fosse usado por mais tempo. Mas, além disso, o fato de todos os três compostos serem escolhas válidas, significou que as equipes podiam escolher os pneus que melhor se adequassem aos seus carros. Uma palavra sobre a degradação, ela foi menor do que o esperado nos três compostos, embora esta pista seja uma das mais duras com os pneus".

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