Com mais uma vitória, Verstappen aumenta a vantagem no campeonato e quebra um recorde histórico com a Red Bull

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen conquistou sua nona vitória na temporada, aumentando o número de vitórias na Fórmula 1 para 44. Para a Red Bull, essa foi a décima segunda vitória consecutiva, um novo recorde absoluto.
  • Embora tenha perdido a pole position ontem à tarde por apenas três milésimos, o atual campeão mundial conseguiu liderar todas as 70 voltas da corrida. Ele aproveitou ao máximo o fato do pole position Lewis Hamilton não largar bem e se saiu melhor no duelo emocionante com Oscar Piastri.
  • Verstappen se manteve dominante, venceu por mais de 30s de vantagem sobre Lando Norris, que conquistou seu segundo pódio consecutivo. Completando o pódio estava Sergio Perez, eleito o piloto do dia e que fez uma grande corrida, ele largou em nono.

  • Todos os pilotos fizeram duas paradas, os dois primeiros com Medium/Hard/Medium e Perez com Hard e duas vezes o Medium.
  • Quatro pilotos largaram com Soft: Sainz, Gasly, Stroll e Tsunoda. Aproveitando melhor a aderência extra proporcionada pelo C5, o espanhol cruzou a linha de chegada em sexto na primeira volta tendo largado em décimo primeiro.
  • O japonês usou os três compostos disponíveis, Alex Albon fez o maior número de voltas (38) com pneus Hard, Sainz fez o stint mais longo com Soft (15 voltas) e Ricciardo fez 40 voltas com Medium. O composto mais utilizado foi o C3 (770 voltas, 61,5%), seguido do C4 (448, 35,78%) e do C5 (34, 2,72%).

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi um fim de semana muito interessante em que viu o teste de novo formato de alocação de pneus, além de avaliar trazer um trio de compostos mais macios do que no passado. Quanto ao ATA, vale lembrar que vai ser testado em Monza em setembro, uma pista com características completamente diferentes desta e os dados serão analisados com muito cuidado. Dois pontos foram marcantes neste fim de semana, a qualificação ficou mais imprevisível do que o habitual, pois colocou novos desafios aos pilotos, a necessidade de se adaptarem rapidamente a mudança de composto e ter dois jogos de cada composto para a corrida, isso introduziu maior flexibilidade em termos de estratégia. Todos os pilotos fizeram duas paradas em condições de muito calor e com temperatura da pista de 53º na largada, sem problemas de degradação elevada, confirmou que os três compostos que escolhemos foram os mais indicados, visto que quatro pilotos até usaram o Soft no primeiro stint, mostrando que não estava fora de questão correr com ele. Agora chegamos à última etapa antes das férias de verão, em Spa-Francorchamps, uma das pistas mais fascinantes do calendário, com características totalmente diferentes de Hungaroring, tanto em seu traçado quanto no tipo de clima que podemos esperar. A Bélgica será a terceira rodada da temporada a contar com a Corrida Sprint, o que deve garantir um espetáculo ainda mais emocionante".

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