Na apresentação de novos pneus para caminhões, a fabricante francesa reafirmou seu compromisso de sustentabilidade

Texto e fotos: Eduardo Abbas / Michelin

Pode procurar que não vai achar, a Michelin continua sendo referência quando se trata de pneus para veículos pesados e sustentabilidade, não existe outra empresa mais preocupada com o presente de qualidade e o futuro da mobilidade.

O evento de lançamento de novos pneus serviu também para confirmar a promessa com data marcada, segundo Glauce Ferman, diretora de Comunicação e Marcas e Sponsor de Diversidade, Equidade e Inclusão da Michelin América do Sul, a partir de 2050 todos os pneus serão produzidos com 100% de materiais sustentáveis. Apesar de ser audacioso, o prometido já está relativamente perto do desejado, hoje cerca de 60% dos materiais usados são de fontes renováveis.

As novidades apresentadas fazem parte da linha X Multi Michelin que tem três vantagens: menor custo total de operação, mais segurança e menos impacto ambiental. Os pneus são fabricados com as tecnologias REGENION, que garante o mínimo desgaste da banda de rodagem, reduz a resistência ao rolamento e tem menor consumo de combustível, ela mantém a aderência do pneu mesmo ao longo de toda a sua vida, outra é a INFINICOIL, um cabo de aço único envolve toda a carcaça dando mais resistência a sobrecargas, menos desgaste irregular e mais estabilidade ao longo da vida útil do pneu.

Esses são os novos modelos

  • X Multi Z2 - Mais longevidade e segurança sem comprometer as outras performances é a maior inovação do novo pneu, com redução de 13% na resistência ao rolamento, possui taxa de desgaste 24% menor em relação ao X Multi Z+. Outra mudança é em relação à quilometragem, com aumento de 14% no transporte rodoviário de passageiros e de 10% no transporte de carga rodoviária.

O desenho do pneus com sulcos mais fechados e ocultos garantem mais controle do veículo em pista molhada, ajuda na mobilidade, provoca menos desgaste e emissão de CO2. A carcaça da linha X Multi Z2 foi reforçada para aumentar a resistência a estouros e perda repentina de pressão. A mudança reduz a necessidade de paradas não programadas e imprevistos, com maior disponibilidade de frota e menor gasto com manutenção.

  • X Multi Energy Z&D - Os pneus são 3,4 kg mais leves que a linha anterior com redução de 4% de matéria-prima. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e até 16% menor resistência ao rolamento que a versão anterior. Os modelos apresentam redução de 4,7% de combustível e menor emissão de CO2 em comparação com os principais concorrentes do mercado.

Se os pneus forem usados em conjunto com as soluções da Michelin Conected Fleet by SASCAR, o potencial de redução do consumo de combustível praticamente dobra, a economia total de combustível da frota chega a 9,2% (4,7% do pneu + 4,5% de economia com gestão e telemetria, com câmara de fadiga, rotograma falado e black box).

  • X Multi Energy Z - Além da redução de consumo de combustível proporcionada pelo conjunto Energy Z&D, o pneu apresenta ainda taxa de desgaste 12% menor que a versão anterior, gerando menos particulados ao longo de sua utilização. As tecnologias proporcionam maior resistência a choques, perfurações e infiltrações, trazendo maior quilometragem total do pneu e redução de custos totais de operação.

Com arquitetura inovadora, a linha tem maior capacidade de carga (cerca de 7,5 T) e mais estabilidade, os riscos de acidentes foram reduzidos através do uso de tecnologias, o desenho dos pneus com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada ao longo de toda a sua utilização, ajuda na mobilidade e provoca menos desgaste.

  • X Multi Energy D - Os novos pneus são 3 kg mais leves que a linha anterior, apresenta redução de 14% na resistência ao rolamento sem perder a aderência e mantendo a quilometragem. Possuem ainda taxa de desgaste 24% menor com redução de consumo de matéria-prima e menor geração de particulado no meio ambiente.

Um dos diferenciais é o desenho inovador da banda de rodagem, tem sulcos mais fechados no início da vida e se abrem ao longo de sua utilização, isso permite que o pneu tenha boa aderência no seco e no molhado ao longo da vida útil, reduz a resistência ao rolamento e melhora a taxa de desgaste.
A nova geração de pneus mostra que a Michelin, que fabricou cerca de 167 milhões de pneus em 2022, continua firme e forte em seus objetivos mais ousados, com produtos de alta tecnologia e o olhar fixo no caminho do amanhã.