O maior fabricante mundial de baterias com 34% de Market Share, nomeia grupo brasileiro para pós-venda e assistência técnica

Texto e fotos: Grupo SHC

O Grupo SHC anunciou que passa a ser o representante para pós-venda e assistência técnica de baterias para propulsão veicular e sistemas de armazenamento de energia da CATL no Brasil. Com mais de mil caminhões 100% elétricos comercializados no país da marca JAC Motors nos últimos três anos (90% de share no segmento), além de mais 2 mil automóveis de passeio, compondo a segunda maior frota de veículos 100% elétricos do Brasil, o Grupo SHC vai usar sua expertise para dar apoio no pós-venda a todas as demais montadoras (caminhões, automóveis, motocicletas e outros tipos de veículos) e empresas que adquirirem os sistemas de armazenamento de energia que utilizam baterias da CATL no país.

De acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, o acordo é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito com os veículos elétricos da linha JAC Motors no Brasil, que é referência absoluta em mobilidade 100% elétrica no país com uma família de cerca de 15 veículos, entre carros de passeio, picapes, vans e caminhões. “Por mais que a frota brasileira tenha um volume incipiente, os veículos elétricos têm ampliado sua participação a cada ano no país. É um caminho sem volta. E vai continuar crescendo”, analisa. Habib destaca que há outro tipo de veículo em que a adoção da mobilidade elétrica está prestes a acontecer no país: os ônibus urbanos. “A CATL possui 90% de participação nesse tipo de veículo na China, com mais de 100 mil unidades entregues naquele país. E isso está prestes a ser iniciado também no Brasil. Por isso, estamos orgulhosos por termos sido nomeados pela gigante CATL no Brasil”, admite.
Fornecedora de grandes montadoras de renome mundial, a CATL é a maior fabricante do mundo de packs de baterias para veículos elétricos. Modelos da Tesla, além de JAC Motors, Audi, BMW, Volkswagen, Fiat, Jeep, Chrysler, DAF, Volvo etc, utilizam baterias da CATL em veículos totalmente elétricos ou híbridos plug-in. De acordo com Bruce Li, diretor de pós-venda da CATL, o Grupo SHC foi escolhido no país por já ter experiência com esse tipo de tecnologia e ser líder absoluto no mercado de caminhões elétricos. “Escolhemos o Grupo SHC pela ótima performance que vem obtendo com veículos elétricos nos últimos três anos, mas principalmente por ser uma empresa que conhece bem o mercado brasileiro com seus 33 anos de atuação no país”, afirma.