Sem descanso para os pneus em Spielberg

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • As equipes terão o composto C3 como White Hard, C4 como Yellow Medium e C5 como Red Soft no GP da Áustria, assim como na última corrida em Montreal, os três compostos mais macios foram indicados.
  • O fim de semana de Spielberg será o segundo GP do calendário com uma Corrida Sprint. A classificação para decidir o grid de largada do GP está marcada para a tarde de sexta-feira, após uma única sessão de treinos livres pela manhã. O sábado será dedicado ao Sprint Shootout e à Corrida Sprint. Durante as três sessões curtas que compõem o Sprint Shootout (com duração de 12, 10 e oito minutos, respectivamente), as equipes terão que colocar pneus novos e usar o composto médio para o Q1 e o Q2. No Q3, apenas o composto macio será utilizado.
  • O Red Bull Ring tem apenas 10 curvas, com o menor tempo de volta de qualquer pista do campeonato. O recorde de voltas pertence a Carlos Sainz que completou a volta 68 do GP da Estíria de 2020 com o tempo de 1m05s619, pilotando uma McLaren com motor Renault, com pneus macios (C4).
  • O piloto com mais vitórias na versão atual da pista austríaca é Max Verstappen, são quatro vitórias nas 18 corridas realizadas desde 1997. A fabricante mais bem sucedida é a Mercedes, com seis vitórias, cortesia de Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas que conquistaram duas vitórias cada.
  • A maioria dos pilotos fez duas paradas no ano passado, largando de médio, antes de dois stints com pneus duros. Muitas ultrapassagens foram realizadas, principalmente no pelotão intermediário, com cinco carros disputando as primeiras posições fora do pódio.
  • As mudanças de elevação no Red Bull Ring o colocam atrás apenas de Spa-Francorchamps em termos de variação. Há uma mudança de mais de 60 metros entre o ponto mais baixo da pista (pouco antes da curva 1) e o ponto mais alto, após a curva 2.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "O Red Bull Ring é um circuito onde os pneus não descansam. Os carros percorrem as 10 curvas da pista em um tempo de volta de pouco mais de um minuto, e as poucas retas significam que há pouco alívio para os pneus. O asfalto tem uma micro e macro rugosidade bastante altas, devido à idade da superfície, enquanto a aderência é alta especialmente no primeiro setor. A tração e a frenagem são elementos chave, com especial atenção à gestão do aquecimento dos pneus. Os pilotos que não resfriarem os pneus adequadamente podem ter dificuldade para se defender dos ataques dos rivais, especialmente no primeiro e no último setores. Um fator importante para isso será a temperatura ambiente, com condições climáticas tradicionalmente um pouco variáveis. A corrida do ano passado foi em grande parte realizada com duas paradas, usando os compostos médios e duros. Mas a estratégia de uma parada também pode ser uma opção este ano, se a degradação não for muito alta".