Verstappen domina o fim de semana em Barcelona

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen continua imbatível, a vitória no GP da Espanha é a quinta em sete corridas na temporada e a 40ª na carreira.
  • A prova de domínio do atual campeão é esse ser o terceiro Grand Slam da carreira: vitória, pole position, volta mais rápida na corrida e liderança em todas as voltas. As anteriores foram em Spielberg em 2021 e Imola no ano passado.
  • Os pilotos da Mercedes ocuparam os outros lugares do pódio. Lewis Hamilton ​​foi o segundo, seguido por George Russell.
  • De todos os carros que largaram do grid, apenas a Red Bull optou por algo diferente, Verstappen e Perez começaram com o Medium. Logan Sargeant e Charles Leclerc, largaram do pit lane e também optaram por outra estratégia, o primeiro com Medium e o outro com Hard.

  • Foi difícil prever a estratégia para o GP da Espanha, em parte devido ao baixo nível de degradação dos compostos, bem como a chance de chuva. Os quatro primeiros receberam a bandeira quadriculada com Soft, a dupla da Red Bull passou de Medium para Hard (Verstappen após 26 voltas, Perez 23) enquanto a Mercedes optou pelo Medium na metade do stint. A Aston Martin optou por Soft nas duas primeiras janelas, fazendo a última com o composto mais duro. Outros que terminaram com o pneu duro foram os pilotos da Ferrari, Alpine, Alfa Romeo e Logan Sargeant.
  • Os pilotos da Haas foram os únicos a ir para os boxes três vezes, eles começaram com Soft, mudaram para Medium no segundo stint, Hard no terceiro e terminaram a corrida com Mediums novamente. Lando Norris também parou três vezes, mas a primeira vez foi para trocar a asa dianteira no final da primeira volta.

  • A temperatura da pista caiu durante a corrida, no começo os sensores registravam 30,9°C, no final marcavam 26,7°C, com a máxima 31,3°C.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Numa pista particularmente exigente para os pneus, tivemos uma corrida que os três compostos secos disponíveis foram usados amplamente, o C1 deu 41,6% das voltas, seguindo do C2 (30,6%) e o C3 (27,9%). A decisão de introduzir o novo composto de especificação C1 para 2023 significava que a estratégia de duas paradas estava em jogo e foi usada pela maioria das equipes. Comparando com nossas previsões, vimos que o Medium era mais competitivo, em parte devido à temperatura da pista ser significativamente mais baixa do que na corrida do ano passado. A análise inicial sugere que a degradação em todos os compostos foi menor, exemplo disso foram os primeiros stints para os pilotos da Mercedes, Russell fez 25 voltas e Hamilton 24 e o stint intermediário de Alonso (25 voltas) com uma carga pesada de combustível e ainda rodando em um ritmo bastante competitivo. A Pirelli ficará em Barcelona, serão dois dias de testes visando a próxima temporada. O programa está focado no desenvolvimento de compostos que podem ser usados sem pré-aquecimento".

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