• Movimento celebra 10 anos de ações de conscientização para redução de acidentes no trânsito;
  • Sistemas de segurança e de assistência ao condutor aumentam a segurança e contribuem para salvar vidas;
  • Evolução tecnológica e legislação tornam a mobilidade mais segura.

Texto e fotos: Bosch

Há 10 anos nascia o movimento Maio Amarelo, com o objetivo de trazer à tona questões de segurança no trânsito brasileiro e de conscientizar a sociedade sobre o assunto. Alinhada com o propósito de salvar vidas, a Bosch desenvolve tecnologias que auxiliam na prevenção de acidentes e contribuem para uma mobilidade mais segura e confortável. E, nesta última década, os sistemas de segurança e de assistência ao condutor da empresa evoluíram, mais veículos passaram a contar com as soluções embarcadas e a legislação do país também passou a exigir itens para tornar os veículos mais seguros. Em 2013, menos de 20% dos veículos novos comercializados possuíam o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) de série. Já em 2023, esse item passou a ser mandatório em 50% dos veículos vendidos no Brasil. “Até o momento, 89% dos veículos vendidos aqui possuem essa tecnologia que mais salva vidas depois do cinto de segurança e, a partir do próximo ano, o item passará a ser item obrigatório em todos os novos veículos comercializados nacionalmente”, destaca Michel Braghetto, gerente de Marketing das Divisões Chassis Systems Control e Cross-Domain Computing Solutions da Bosch.

As tecnologias ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor), há alguns anos, eram aplicadas apenas em marcas premium, geralmente em importados, representando menos de 1% dos veículos vendidos. “Hoje, tecnologias como o Assistente de Permanência em Faixa (LDW), a Frenagem Automática de Emergência (AEB) e o Piloto Automático Adaptativo (ACC) estão mais populares e representam entre 15% e 30% das vendas no mercado brasileiro, sendo encontradas em veículos de quase todos os segmentos e com alto volume de vendas. Já em motos, também existem tecnologias de assistência ao piloto que estão presentes, por enquanto na categoria premium”, explica Braghetto.

Avanço na legislação
Nestes últimos 10 anos, a legislação brasileira também avançou e tornou mandatória a instalação de tecnologias de segurança que em 2013 não estavam previstas nos veículos produzidos localmente. A partir de 2014 isso mudou, com a exigência do airbag frontal e do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS). Em 2019, foi a vez do ABS para motos acima de 300cc e o ESP® será obrigatório no Brasil em todos os veículos a partir de 2024. Neste âmbito, ainda há mais por vir. “A discussão sobre a obrigatoriedade do sistema do AEB e do aviso de saída de faixa (LDW) já está em fase final e esperamos ter em breve a aprovação de mais uma conquista para a segurança veicular. Além disso, para os motociclistas, público bastante vulnerável em caso de acidentes, a adoção do ABS em motocicletas de baixa cilindrada é outra medida que também está em discussão”, sinaliza Braghetto. Estudos apontam que mais de 80% dos acidentes de trânsito são causados por algum tipo de falha humana e as tecnologias de segurança ativa e assistência ao condutor são base para garantir a segurança no trânsito das cidades e rodovias, prevenindo ou atenuando as ocorrências. “As soluções da Bosch estão em constante evolução e sempre se modernizando para atender o mercado automotivo”, comenta Braghetto.