Duas estreias em Ímola

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • A Pirelli optou por trazer sua gama de compostos mais macia para o GP de Emília-Romanha, o que significa que o C3 White Hard, o C4 Yellow Medium e o C5 Red Soft serão disponibilizados para as equipes durante todo o fim de semana. O circuito de Ímola é o segundo do calendário de 2023, depois de Baku, a contar com os três compostos de pneus mais macios.
  • A maior maciez dos compostos pode abrir mais estratégias na corrida. Ímola é tradicionalmente uma prova de uma parada, mas com um trio de pneus que provavelmente se degradarão menos do que os usados no passado, as equipes terão mais alternativas.
  • O Autódromo Enzo e Dino Ferrari completou 70 anos. Inaugurado em 1953, Ímola é uma pista "old-school", mais estreita do que muitas modernas, por isso, as ultrapassagens também são desafiadoras e ao mesmo tempo espetaculares.
  • O asfalto, apesar de ter sido recapeado há vários anos, é moderadamente abrasivo para os pneus. A pista é lisa e as forças laterais e longitudinais são equilibradas. O downforce e a evolução da pista também são medianos.
  • Em 2022, o GP de Emília-Romanha foi realizado no penúltimo fim de semana de abril, um mês antes desta temporada, teoricamente deve haver temperaturas mais altas, mas, no momento, espera-se que elas mal ultrapassem os 20°C.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "A primeira etapa da temporada 2023 na Europa contará com duas importantes inovações em termos de pneus, ambas destinadas a melhorar a sustentabilidade. A primeira gira em torno da classificação, em Ímola, testaremos um novo regulamento que exige que as equipes usem um tipo diferente de composto para cada uma das três sessões, com os duros para o Q1, os médios para o Q2 e os macios para o Q3. Isto significa uma redução (de 13 para 11) nos conjuntos de pneus secos que cada piloto tem disponível para todo o evento, diminuindo assim o impacto ambiental gerado pela produção e transporte dos pneus. Então, com o mesmo objetivo, a partir deste GP, será introduzido um novo composto de pneu para chuva forte, que não exigirá o uso de aquecedores de pneus. Os testes de pista mostraram um desempenho ainda melhor do que o Cinturato Azul de chuva pesada anterior, mesmo sem o aquecimento elétrico. Resultado de estudos realizados pela Pirelli, esse é o primeiro passo concreto para o uso de pneus slicks sem pré-aquecimento. Finalmente, optamos por trazer nossa gama de compostos mais macios (C3, C4 e C5) para Ímola, o que pode oferecer às equipes uma gama mais ampla de opções estratégicas antes da corrida".