Verstappen sobra em Miami e dispara na liderança do campeonato

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen venceu pela segunda vez o GP de Miami, ele chegou à frente de Sergio Perez, que largou da pole e Fernando Alonso, que largou na P2. Perez e Alonso começaram a corrida com pneus Medium trocando-os por Hard nas voltas 20 e 24, respectivamente. Verstappen largou com Hard e conseguiu assumir a liderança antes de parar na volta 45. Ele completou as 12 voltas finais com o Medium e romou a ponta ultrapassando seu companheiro de equipe logo depois da parada.

  • Todas as equipes adotaram uma parada, sete delas dividiram as estratégias entre seus pilotos largando com compostos diferentes. Ferrari e Williams decidiram largar com Medium, enquanto a McLaren foi a única equipe a usar o Soft, a ideia era fazer uma parada cedo para cumprir o regulamento e depois usar dois compostos mais duros.
  • Logan Sargeant completou o maior número de voltas no hard. Ele os colocou durante a segunda volta e os manteve até o final, foram 54 voltas. Guanyu Zhou completou o maior número de voltas (26) com o Medium e Oscar Piastri usou o Soft por 5 voltas.
  • Na metade da corrida, durante sete voltas, todos os pilotos estavam usando o Hard, Alonso foi o último a parar na volta 24 entre os pilotos que iniciaram a corrida com Medium ou Soft. O primeiro piloto a passar de Hard para Medium foi Zhou na volta 31.
  • Alonso fez a volta mais rápida com o pneu Hard (1m30.519s), enquanto Verstappen fez a volta da corrida (1m29.708s) com o pneu Medium e Lando Norris fez o melhor tempo com Soft (1m33.869s).

  • O tempo esteve nublado durante a corrida, com temperatura ambiente que chegou aos 30º e a do asfalto que se manteve entre 35º e os 43º.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A corrida no Autódromo de Miami foi intensa, com a Red Bull conquistando a quinta vitória na temporada. Os pneus Pirelli tiveram um papel importante no duelo entre Max Verstappen e Sergio Perez, com escolhas diferentes dos dois companheiros de equipe: Perez partiu com o Medium da pole enquanto Verstappen, no meio do grid, optou pelo Hard. Na chegada, Verstappen tinha vantagem sobre Perez de 5s, a variedade de compostos trazidos para Miami permitiu diferentes estratégias que foram bastante próximas em termos de tempo de corrida. Não é por acaso que 7 das 10 equipes preferiu dividir as escolhas de pneus entre seus dois pilotos. O pneu Hard praticamente não apresentou degradação, permitindo aos pilotos forçar bastante durante longos e árduos stints, isso foi habilmente demonstrado por Verstappen, ele fez 45 voltas com o Hard, com muitas ultrapassagens, antes de parar para colocar o Medium, que funcionou bem, principalmente em termos de granulação, isso não foi um fator tão limitante quanto o esperado, principalmente em vista da chuva que caiu durante a noite. O longo período inicial de 24 voltas de Fernando Alonso neste composto, por exemplo, foi uma das chaves para seu quarto pódio em cinco corridas".

Campeonato