Na continuação cheia de talentos, o cenário é o país da paixão
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Universal Pictures
Não gosto de adaptações que mudam o sentido dos títulos de filmes e de como são nomeados em outros países que não o de origem, às vezes estraga o objetivo central ou conta o segredo guardado para a exibição, seria como se Psicose, de Alfred Hitchcock se chamasse O filho que era a mãe.
O antecessor deste longa nasceu Book Club (Clube do Livro, em tradução livre), mas teve outra identidade por cauda do momento que foi lançado e acabaram criando um nome que, no futuro, não vai fazer muito sentido. Por que isso? Porque manter o nome original iria expor ao mundo a minguada educação e a inaceitável falta de hábito que o brasileiro tem com relação à leitura e inexplicável aversão a livros, é um país onde quase ninguém gosta de ler, a não ser fofocas e fake news, com isso se cria um vocabulário pobre que ajuda a dominar as massas.
A pequena arrecadação do primeiro filme em países onde a cultura é instrumento político e não de crescimento, incluindo o Brasil, não impediu o sucesso onde os famosos e necessários Clubes de Leitura existem, isso fez com que os produtores se atirassem em uma nova aventura. Estreia hoje nos cinemas brasileiros Do Jeito Que Elas Querem – O Próximo Capítulo (Makeready, Fifth Season, Apartment Story, Focus Features, Universal Pictures), a idéia central ganha contornos de saudosismo e vontade de viver o que não foi possível.
O argumento (ótimo), o roteiro (bom), a produção (linda) e a direção (fraca) são de Bill Holderman, é a sequência da estória das quatro melhores amigas que levam seu clube para a Itália em uma viagem de garotas que nunca tiveram, suas férias se transformam em aventura. Esse é o máximo spoiler que vou fornecer, o resto é conferir no cinema, até porque o espetacular elenco que foi reunido merece ser cultuado ad aeternum.
Nele está Diane Keaton (Diane), Jane Fonda (Vivian), Candice Bergen (Sharon), Mary Steenburgen (Carol), Craig T. Nelson (Bruce), Don Johnson (Artur), Andy García (Mitchell), Giancarlo Giannini (Chefe de Polícia), Vincent Riotta (Chef Gianni), Hugh Quarshie (Ousmane), entre outros, todos mostrando que tem ainda muita lenha pra queimar. Na verdade eles atuaram com muita liberdade, notei pouca ou quase nenhuma interferência do diretor nas suas atuações e falas, isso mostrou alguns planos e contraplanos com discrepância de continuidade, mas garantiu que a experiência de cada um levasse o filme com alegria e competência.
O cenário italiano não permite erro de fotografia, por isso o inglês Andrew Dunn não teve muito trabalho em equalizar os filtros na Sony CineAlta Venice, por ser uma câmera de captação digital, o longa ficou com cara de reportagem, principalmente por ter sido editado em AVID por Doc Crotzer, que tem um timing meio esquisito quando se trata do tempo da piada, mas a narrativa geral é bem conduzida e os 107 minutos da exibição nem são sentidos.
Do Jeito Que Elas Querem – O Próximo Capítulo começa a remar em busca de recuperar o orçamento, que não foi divulgado, mas deve girar em torno de US$ 25 milhões. Vale a pena ir ao cinema se tiver mais de 12 anos para conferir as icônicas atuações do cultuado elenco, apreciar as paisagens do mais espetacular produtor de vinho do mundo e sim, pensar em cultivar um hábito saudável e ao mesmo tempo importante, a leitura, pois como diria meu saudoso pai, aprender não ocupa espaço.
0 Comentários