A aeronave, que vem para completar a mais bem-sucedida família de jatos da história, possui cabine luxuosa, cockpit totalmente novo e desempenho aprimorado
Texto e fotos: Textron Aviation
A empresa anuncia o seu novo jato de médio porte, o Cessna Citation Ascend, que faz parte da lendária série 560XL. A aeronave une modernidade com a tradicional qualidade Cessna já conhecida no mercado. Um mockup do novo modelo foi apresentado pela primeira vez na European Business Aviation Convention and Exhibition (EBACE), realizada entre os dias 23 e 25 de maio, em Genebra, na Suíça. A nova aeronave deverá estar no mercado em 2025.
Seja voando para serviços de fretamento, transporte pessoal ou em voos corporativos, o Ascend foi projetado para liderar o mercado em desempenho e experiência de cabine. O Cessna Citation Ascend será equipado com aviônicos Garmin G5000 de última geração, com os mais recentes softwares e hardwares:
- Tecnologia Autothrottle para reduzir a carga de trabalho do piloto e fornecer proteção do envelope de voo;
- Três telas grandes de 14 polegadas de alta resolução com recursos de tela dividida;
- Sistemas duplos de gerenciamento de voo de série;
- Visão sintética para evidenciar obstáculos como montanhas ou terreno;
- Transceptor de voz e dados do cockpit para comunicação via satélite a partir do cockpit;
- Nova tecnologia avançada de prevenção e detecção meteorológica da Garmin;
- Segundo rádio de dados Iridium e CPDLC para oferecer suporte a clientes com roteamento mais direto entre a América do Norte e a Europa (opcional).
O Citation Ascend dará aos operadores versatilidade e flexibilidade para realizar qualquer missão. Os clientes também irão desfrutar muito dos luxos encontrados no best-seller Citation Latitude e no carro-chefe Citation Longitude. Isso é facilitado graças ao cockpit Garmin em comum, um aspecto importante para clientes que operam vários modelos Citation.
A Textron Aviation projetou os assentos do Citation Ascend com base no feedback dos clientes para o máximo conforto, colocando os passageiros em uma postura sentada otimizada. Ao projetar o interior de sua aeronave, os clientes podem até selecionar o nível de firmeza da almofada. A aeronave tem uma configuração padrão de assentos para nove passageiros e terá capacidade máxima para 12 passageiros. Os assentos da cabine principal terão um controle elétrico para girar e os alinhar em sua base. Os opcionais, acolchoamento do assento, apoios para os pés e o suporte para a lombar, controlado eletricamente, facilitam o relaxamento, enquanto os assentos laterais apresentam encostos dobráveis para fornecer espaço de armazenamento acessível durante o voo. Por fim, para uma experiência ainda mais agradável, os controles de iluminação da cabine, temperatura, persianas e entretenimento a bordo são sem fio. Eles também podem selecionar um sistema de som opcional.
- Intervalos de manutenção de fuselagem de 18 meses ou 800 horas;
- 6.000 horas entre as revisões gerais do motor;
- 3.000 horas de inspeção de seção quente.
A aeronave também incluirá mais equipamentos de série para auxiliar na solução de problemas, como:
- Um detector de limalha eletrônico no motor;
- Pacote FAST™ da Pratt & Whitney para aquisição, armazenamento e transmissão de dados de voo completos;
- LinxUs e LinxUs Air para transmissão de diagnósticos em voo;
- Sistema de gravação de parâmetros da aeronave da Textron Aviation, rastreando mais de 9.000 parâmetros durante as operações para oferecer suporte à solução de problemas e monitoramento de tendências.
Os clientes irão desfrutar de um trio de garantias superiores no motor, pintura e interior para maior tranquilidade, incluindo:
- Garantia do motor de cinco anos ou 3.000 horas;
- Garantia de pintura e interior de dois anos.
A aeronave incluirá melhorias de design com base em duas décadas de feedback de clientes, como uma nova ponta de asa para linhas e bordas mais limpas, toda a iluminação LED e uma luz na área de bagagem para facilitar o carregamento à noite. Além disso, uma nova janela lateral maior do cockpit, proporcionando um visual moderno maior.
0 Comentários