Com o conceito “Your business, our focus”, a Schaeffler mostra ao mercado de reposição suas tecnologias e serviços com foco no cliente
Texto e fotos: Schaeffler
A Schaeffler, com as marcas LuK, INA e FAG, participa da Automec com o conceito “Your business, our focus” (“O seu negócio é o nosso foco”, em tradução livre), apresenta seu portfólio de soluções de manutenção para motores a combustão, veículos híbridos e elétricos, com foco no mercado de reparação de hoje e do amanhã.
Com novas tecnologias e ampla experiência em equipamento original, a Schaeffler dedica parte da sua presença na feira aos temas mobilidade do futuro e sustentabilidade, apresentando o kit de reparo RepSystem-G para o eixo elétrico, o sistema mecatrônico inteligente de direção da roda traseira (iRWS) e o rolamento especial TriFinity, voltado para a eletromobilidade. Com a marca LuK, a Schaeffler apresenta soluções completas para a reparação do sistema de embreagem, os conhecidos RepSet, que são desenvolvidos para atender às exigências diárias das oficinas, trazendo em uma única embalagem componentes que se encaixam perfeitamente entre si e agilizam o processo de manutenção. Dentre eles, destaque para o RepSet DMF, composto pelo disco de embreagem, platô, atuador hidráulico (CSC), volante bimassa (DMF) e, em algumas aplicações, os parafusos de fixação.
No Brasil, atualmente, boa parte dos veículos comerciais leves, como furgões, vans e picapes, adota a tecnologia do volante bimassa (DMF), que conta com duas massas circulares que rotacionam entre si, conectadas por molas. Essa solução tem maior eficácia no amortecimento das vibrações indesejáveis, geradas pelo motor a combustão. O efeito prático é um veículo que roda mais suave e é mais confortável para dirigir, proporcionando menores consumo de combustível e emissões de gases. A Schaeffler também apresenta um novo produto para a linha de embreagens automatizadas de caminhões e ônibus, o CPCA LuK. O público da feira conhecerá os detalhes do sistema de acionamento de embreagem pneumático concêntrico (CPCA), cuja função é desengatar e engatar o conjunto de embreagem automatizado, utilizando-se de ar comprimido e comandos originados da central eletrônica. A solução proporciona maior durabilidade do conjunto de embreagem, favorece economia de espaço e menor peso, pois possui menos componentes.
Sob a marca INA, a Schaeffler apresenta os kits inteligentes para a troca de correias de distribuição, que variam de acordo com a necessidade de manutenção de cada veículo. Geralmente, contêm correia, tensores, polias de desvios e, em vários casos, os elementos de fixação, como parafusos, porcas, prisioneiros, entre outros. Os kits por corrente possuem correntes, engrenagens, guias e guias tensoras, tensores hidráulicos, fixadores e o refil de graxa específica para a lubrificação do sistema durante a montagem. Os rolamentos FAG também estão expostos na Automec. Com excelente durabilidade, são fáceis de montar, otimizam o tempo de manutenção, melhoram a rentabilidade do reparador e, consequentemente, aumentam a disponibilidade do veículo para os clientes. Podem ser de roletes cônicos, de dupla carreira de esferas, de primeira geração, vedados e engraxados para a vida útil, com cubos de roda para posição dianteira ou traseira. Atendem a todas as gamas de veículos: carros de passeio, veículos comerciais leves e pesados, picapes e tratores.
Para a linha de caminhões e ônibus, as unidades de Reparo de Rolamento Compacto, RIU (Repair Insert Unit). Este conjunto, que já conta com lubrificação, pré-montagem e de fábrica, é uma solução completa para a redução de custos operacionais. Os dois rolamentos são fornecidos engraxados, vedados e pré-ajustados para a manutenção do cubo de roda do caminhão ou ônibus, permitindo um reparo mais enxuto, rápida e segura, além de excelente performance operacional durante longo tempo em serviço. O acabamento superficial das pistas para alta performance garante melhor coeficiente de deslizamento, o que colabora para a redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões.
0 Comentários