Baseado em fatos reais, esse suspense em formato de comédia vai fazer sua cabeça

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Universal Pictures

Coisas loucas acontecem na vida da gente que nem os melhores roteiristas poderiam criar. Situações estapafúrdias, que na maioria das vezes, acredita-se serem armações, pra citar um exemplo, havia uma dúvida na cabeça de muitas pessoas sobre o ataque de 11 de setembro às Torres Gêmeas, teve quem achasse que era um efeito visual de última geração, mesmo sendo acompanhando ao vivo e captação de 10 ângulos diferentes provando o contrário.

Por mais louca que possa parecer a realidade, ela te surpreende pela insensatez do ocorrido, é possível imaginar que tamanha loucura aconteceu de verdade? Pois é, esse é o caso de uma excelente produção que está em cartaz no Brasil, O Urso do Pó Branco (Brownstone Productions, Lord Miller Productions, Universal Pictures) é a história de um acidente que ocasionou vários incidentes e fatos trágicos, e pasme, o enredo foi baseado em fatos reais!

O roteirista Jimmy Warden escreveu o script a partir de uma ocorrência peculiar, a estória se passa no ano de 1985 quando a queda do avião de um traficante de drogas, em uma floresta da Geórgia, fez com que uma enorme quantidade de cocaína desaparecesse no mato. Um urso negro que mora lá achou, comeu e criou a maior confusão com policiais, criminosos, turistas e adolescentes. Chega de spoiler, o resto você confere na tela.

O filme é produzido e muitíssimo bem dirigido por Elizabeth Banks, que comanda com eximia destreza um elenco que tem Keri Russell, O'Shea Jackson, Jr., Christian Convery, Alden Ehrenreich, Jesse Tyler Ferguson, Brooklynn Prince, Isiah Whitlock Jr., Kristofer Hivju, Hannah Hoekstra, Aaron Holliday, Emmy Margo Martindale e o saudoso Ray Liotta, esse é seu último filme. Todos contracenam como o urso, criado pela Weta FX e que é uma de suas melhores realizações no campo dos efeitos visuais e especiais.

A ótima fotografia de John Guleserian facilita muito o entendimento deste que é um longa de suspense e comédia, ambos na medida certa graças à direção certeira de Banks e a edição ritmada e bem elaborada do já veterano Joel Negron, que durante os 95 minutos de duração te proporciona todos os tipos de sensações, das mais relaxadas até as mais tensas.

O Urso do Pó Branco tem um orçamento estimado de US$ 35 milhões e já faturou mais de US$ 80 milhões desde a estreia nos EUA, não é recomendado para menores de 18 anos por conter drogas, violência extrema e linguagem imprópria, é uma ótima diversão pelo exagero das situações tragicômicas recheadas de humor negro em um texto simples e bem alinhado. Mas vale também para conferir a última criação de Liotta, sua versatilidade e seu talento vão fazer muita falta ao cinema.

Assista ao trailer