Compostos mais macios da gama para a etapa

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • A Pirelli leva os pneus mais macios da gama de F1 para o circuito de rua de Baku, C3 como White Hard, C4 como Yellow Medium e C5 como Red Soft.
  • Há um novo formato de corrida neste fim de semana. Uma nova sessão de classificação chamada Sprint Shootout decidirá o grid para a primeira Corrida Sprint do ano, tomando o lugar do FP2. O piloto mais rápido do Sprint Shootout receberá o Pirelli Sprint Shootout Award.
  • O Sprint Shootout acontecerá no sábado às 12h30, horário local, dividido em três sessões de classificação: Q1, com 12 minutos de duração, seguido por uma sessão Q2 de 10 minutos e uma sessão Q3 de oito minutos. As equipes têm que usar novos conjuntos de pneus: o Medium para o Q1 e Q2, seguido pelo Soft para o Q3.
  • O resultado do Sprint Shootout determinará o grid para a Corrida Sprint, que começa às 17h30 de sábado, horário local. A classificação da Sprint não afeta o grid do GP de domingo, que será decidido com a habitual sessão de classificação, desta vez realizada na tarde de sexta-feira, com o pole position recebendo o Pirelli Pole Position Award.
  • A duração reduzida do Sprint Shootout teoricamente permite que os pilotos façam um pit stop no Q1, mas não nas outras duas sessões, onde há tempo para fazer duas voltas cronometradas, mas não para fazer uma parada. Cada piloto terá dois conjuntos de pneus Hard, quatro conjuntos de Medium e seis conjuntos de Soft (12 jogos no total): um conjunto a menos em comparação com um final de semana convencional. Além disso, há uma alocação para pista úmida de quatro conjuntos de Green Intermediate e três conjuntos de Blue Full Wet para pista molhada.
  • O GP do Azerbaijão acontece em uma pista que combina curvas estreitas e retas rápidas. Com mais de seis quilômetros, este é um dos circuitos mais longos do calendário, que alterna trechos complicados no centro histórico da cidade (onde a pista se estreita para 7,6 metros) com retas e curvas de 90 graus, com duas zonas DRS.
  • A pista foi completamente recapeada, de acordo com os organizadores da corrida. A rugosidade do asfalto, que geralmente é mínima e não especialmente abrasiva para os pneus, é outro fator desconhecido que só será estabelecido durante os treinos livres.
  • A corrida acontece em uma época diferente do ano em comparação a 2022. No ano passado, as temperaturas da pista em junho excederam 50º, mas com a corrida mudando para abril, as temperaturas podem ser 10º mais baixas. Este foi o caso em 2018, última vez que a corrida foi realizada em abril, quando houve uma ampla variação de temperaturas registradas ao longo do dia também.
  • Há chance de 75% de uma neutralização em Baku. Dois períodos de Virtual Safety Car deram a alguns pilotos um pit stop no ano passado, em uma corrida em que os quatro primeiros pararam duas vezes.
  • Nenhum piloto jamais venceu mais de uma vez nas seis corridas de Baku que foram realizadas até agora. Os vencedores anteriores são Nico Rosberg, Daniel Ricciardo (largando na décima posição), Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Sergio Perez e Max Verstappen. As únicas equipes que venceram são Mercedes e Red Bull, que marcaram uma dobradinha em 2019 e 2022, respectivamente.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "Baku apresenta um conjunto único de características no calendário da Fórmula 1, com uma seção muito lenta que é típica de um circuito de rua, bem como outras partes da pista que são muito rápidas. Estamos trazendo os três compostos mais macios da linha 2023, que são bem adequados para este local. Um dos aspectos mais cruciais para o fim de semana será não apenas encontrar o setup ideal, mas também equilibrar o gerenciamento de pneus. Os pneus do eixo dianteiro precisam estar quentes o suficiente para garantir uma aderência ideal, apesar das longas retas que os resfriam, mas é igualmente importante não superaquecer os traseiros na fase de tração. Portanto, a chave é equilibrar as temperaturas adequadamente entre a dianteira e a traseira, porque há um grande risco de bloqueios e a proximidade dos muros no Azerbaijão não permite erros, como vimos em corridas anteriores aqui. Este ano, a classificação para a Corrida Sprint (Sprint Shootout) faz sua estreia na manhã de sábado para determinar o grid para a Corrida Sprint à tarde, com os pilotos obrigados a usar um conjunto de meio da gama para cada uma das duas primeiras sessões de Shootout, depois um conjunto de macio para a sessão final. Isso representa um desafio extra para as equipes e também para a Pirelli, pois haverá menos dados de longo prazo disponíveis, mas estamos confiantes de que isso oferece uma oportunidade de adicionar emoção ao show espetacular de um fim de semana de GP de Fórmula 1".