Depois do caos, Verstappen vence na pista de rua e dispara no campeonato

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen venceu o GP da Austrália pela primeira vez em sua carreira. Foi uma corrida cheia de ação, o atual, teve a companhia de dois outros campeões mundiais no pódio, Lewis Hamilton e Fernando Alonso, todos terminaram a corrida com o Red Soft, após troca a uma volta do fim.

  • A corrida foi interrompida por três períodos de Safety Car e três de bandeira vermelha, uma delas a apenas uma volta do final. O Virtual Safety Car também apareceu, devido a um carro parado na saída do pitlane.
  • As estratégias foram influenciadas pelos frequentes períodos de SC e outras interrupções, os três primeiros começaram com o Yellow Medium e depois passaram para o White Hard na primeira neutralização. As últimas três voltas foram feitas com dois conjuntos diferentes de pneus Soft.

  • 10 pilotos completaram o stint mais longo com o pneu Hard, incluindo os três do pódio. Esteban Ocon manteve o mesmo conjunto de pneus Hard que havia colocado na primeira volta sem trocá-los durante a primeira bandeira vermelha, completou 54 voltas com o mesmo jogo.
  • Nyck De Vries foi o piloto a completar o maior número de voltas nos outros dois compostos disponíveis, foram 37 no Medium e 9 no Soft.
  • Sergio Perez fez a volta mais rápida da corrida, usando o pneu Hard com 1m20.235s, Alonso e De Vries foram os mais rápidos com Medium e Soft, respectivamente.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Este foi um GP da Austrália agitado, com três bandeiras vermelhas, um Safety Car e um Virtual Safety Car. Todas estas ocorrências definiram as estratégias, os compostos se comportaram como esperávamos, com o pneu duro C2 desempenhando o papel de liderança. Quando o primeiro SC apareceu após a saída de Albon na volta sete, alguns pilotos que haviam largado com médios mudaram para duros, os outros fizeram a mesma coisa assim que a bandeira vermelha apareceu para permitir a limpeza da pista. Apesar de não ter muita informação em trechos longos, pois poucos pilotos fizeram stints de mais de 10 voltas ou mais nos treinos livres, o C2 mostrou-se um pneu muito consistente em termos de degradação e não muito longe do ritmo dos outros compostos, cumprindo as exigências impostas. O fato de termos visto todos os três compostos no grid de largada destaca como trazer o pneu C4 para Melbourne este ano foi uma escolha certa, foi considerado um pneu de corrida válido, além de se tornar o protagonista, graças a dois períodos de bandeira vermelha que foram quase consecutivos. Tanto este composto quanto o médio mostraram bom desempenho em trechos curtos, com temperaturas mais altas e superfície mais emborrachada".

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