Circuito de Melbourne fica mais rápido
Texto e fotos: Pirelli
Os pneus e a pista
- O C2 é o White Hard, C3 o Yellow Medium e C4 o Red Soft para o GP da Austrália.
- A FIA confirmou quatro zonas DRS no Albert Park, este ano devemos ter as velocidades máximas mais rápidas já vistas em Melbourne que, em teoria, podem chegar a 340 km/h.
- O circuito de rua de Albert Park foi reasfaltado em 2022 com alguns elementos metálicos incluídos na composição, melhorando a aderência dos pneus. O asfalto é menos abrasivo do que outras pistas do campeonato, onde pico de aderência só é alcançado após várias sessões.
- As demandas de energia nos pneus para o GP da Austrália são medianas levando-se em conta a temporada, com níveis contidos de abrasão. O novo layout inaugurado no ano passado favorece as ultrapassagens, especialmente no segundo setor. Uma configuração de carro com tendencia a uma melhor tração pode ser particularmente útil nas saídas de curvas para aumentar a chance de um movimento de ultrapassagem bem-sucedido nas curtas retas do circuito.
- O GP da Austrália tradicionalmente abria o campeonato desde que se mudou de Adelaide para Melbourne, em 1996. Foi assim até 2019, com as únicas exceções sendo 2006 e 2010, quando o primeiro GP do ano aconteceu no Bahrein. As corridas de 2020 e 2021 foram canceladas devido à pandemia da Covid-19, Melbourne retornou ao campeonato no ano passado como terceira rodada, após as duas etapas no Oriente Médio.
- É uma corrida em casa para Oscar Piastri, o jovem piloto da McLaren nasceu em Melbourne, não muito longe de Albert Park. Outros pilotos australianos o antecederam na Fórmula 1, como Jack Brabham, Alan Jones, Tim Schenken, Mark Webber e Daniel Ricciardo.
Mario Isola – Diretor de Motorsport: "Fizemos a mesma escolha de pneus que em 2019 para o GP da Austrália. Após uma ausência de dois anos do calendário devido à pandemia de Covid, optamos por uma lacuna nos compostos nomeados no ano passado, selecionando os compostos C2, C3 e, em seguida, o composto C5 mais macio. Essa corrida foi vencida por Charles Leclerc, da Ferrari, com todas as equipes usando os pneus duros e médios, enquanto o macio foi usado apenas para a classificação. Neste fim de semana, as equipes terão o C2, C3 e C4 à sua disposição, o que significa que terão mais opções para a corrida em termos de estratégia, pelo menos no papel. Esperamos um alto grau de evolução da pista ao longo do fim de semana, como normalmente é o caso em Melbourne, enquanto as demandas de energia nos pneus são médias para a temporada. É uma pista fluida com curvas que ficaram mais rápidas após as modificações do ano passado, beneficiam as ultrapassagens bem como o espetáculo em geral".
0 Comentários