Pneus do meio da gama para a corrida noturna de Jeddah

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • Para o GP da Arábia Saudita, C2 é o White Hard, C3 é o Yellow Medium e C4 é o Red Soft.
  • Jeddah é o circuito de rua mais rápido do calendário. A pista foi projetada há três anos e tem sido continuamente melhorada desde então. Este ano, há algumas novas faixas de ruído nas áreas de escape. Algumas muretas de proteção foram reposicionadas, como as das curvas 8 e 10 (para melhorar a visibilidade na entrada) e da curva 23 (para diminuir a velocidade da curva).
  • A configuração do carro será muito diferente do Bahrein. Para Jeddah, é importante ter uma boa estabilidade nas curvas rápidas que caracterizam a pista.
  • O circuito oferece um nível médio de aderência, mas a areia soprada na superfície pode influenciar para um asfalto de baixa abrasão. A pista, com vista para o Mar Vermelho, não é especialmente exigente em termos de tração e frenagem, com forças laterais afetando predominantemente os pneus.
  • Como foi o caso no Bahrein, esta será mais uma corrida noturna – mas a largada acontece duas horas depois, às 20h00 (horário local). Este é o mesmo horário em que da qualificação e o FP2 também são executados. Espera-se que as temperaturas permaneçam em grande parte consistentes ao longo de cada uma dessas sessões, bem como na corrida. As demais sessões de treinos livres estão marcadas para o fim da tarde, em temperaturas asfálticas que podem facilmente ser 10º mais quentes.

Mario Isola – Diretor de Motorsport: "Para a rápida pista de Jeddah, confirmamos as mesmas escolhas de compostos do ano passado, pois mostraram uma consistência muito boa durante todo o fim de semana de corrida. Nas duas corridas realizadas até agora, o GP da Arábia Saudita tem sido bastante imprevisível por causa das frequentes intervenções do Safety Car e neutralizações, típicas de um circuito de rua. A estratégia de uma parada foi a opção mais rápida em 2022, quando um SC levou a um pit stop antecipado para a maioria dos pilotos, que terminaram a corrida com o Hard. Max Verstappen e Charles Leclerc lutaram muito nesta estratégia graças também à durabilidade dos pneus, com o piloto da Red Bull vencendo por menos de um segundo no final de uma grande corrida. As equipes também terão que trabalhar duro na configuração do carro, porque só terão os treinos livres para ajustar o equilíbrio nesta pista com os pneus mais recentes. A primeira corrida no Bahrein foi toda sobre tração e frenagem, mas Jeddah se concentra em forças laterais, com características completamente diferentes de Sakhir".