Mais uma dobradinha da Red Bull, desta vez com Perez vencendo e Verspappen em segundo

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • A Red Bull fez a segunda dobradinha da temporada em Jeddah, com Sergio Perez vencendo o GP da Arábia Saudita à frente de seu companheiro de equipe Max Verstappen. A principio, Fernando Alonso ficou em terceiro, caiu para quarto após a penalidade de 10 segundos deixando o lugar para George Russell, mas no fim do dia a punição foi revertida e ele confirmado no último lugar do pódio, que é o 100º na carreira do espanhol. Todos os quatro usaram pneus White Hard em suas passagens finais.

  • A corrida noturna decorreu com temperaturas do asfalto entre os 29º e 31°, enquanto a ambiente manteve-se constante nos 26°, inferiores as registradas no FP2 e na qualificação.

  • Os três primeiros usaram a mesma estratégia, fazendo seus pit stops na mesma volta. Perez, Verstappen e Alonso trocaram o Yellow Medium pelo pneu White Hard na volta 18, sob o Safety Car.
  • Apenas quatro pilotos, todos de equipes diferentes, optaram por largar com outro pneu que não o médio: Charles Leclerc e Lando Norris com Red Soft, Lewis Hamilton e Logan Sargeant com White Hard.
  • Max Verstappen fez a volta mais rápida 1m31.906s com o White Hard, Lewis Hamilton fez 32 voltas fez com o Yellow Medium e também a volta mais rápida desse composto, 1m32.941s. Valtteri Bottas estabeleceu a mais rápida com o Red Soft, 1m34.384s.
  • Sete pilotos marcaram seus melhores tempos da corrida na última volta com o pneu duro. Entre eles Verstappen, que marcou a melhor volta da corrida garantindo o ponto extra, isso garantiu manter a liderança do campeonato, além de Alonso e Russell que lutaram arduamente pelo último lugar no pódio.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "O terceiro GP da Arábia Saudita foi como esperávamos, tanto do ponto de vista das estratégias quanto do comportamento dos pneus. Oitenta por cento dos pilotos escolheram o Medium para a largada, o que garantiu máxima flexibilidade em caso de neutralização da corrida, fato que aconteceu pela terceira vez em três anos aqui. A entrada do Safety Car coincidiu com a janela do pit stop e que fez com que os pilotos que ainda não haviam parado pudessem aproveitar para colocar o pneu duro. As lacunas de desempenho entre os compostos também atenderam as nossas expectativas, esse também foi o caso da degradação, praticamente nada nos pneus médios e duros e bastante limitada nos macios usados por Charles Leclerc. A ausência de degradação permitiu que, mesmo os pilotos que colocaram o pneu duro antes da entrada do safety car, como Kevin Magnussen e Oscar Piastri, completassem 42 e 49 voltas respectivamente e forçarem até o fim. O médio também mostrou muita consistência, Lewis Hamilton soube aproveitar o desempenho melhor sobre o duro para passar por Carlos Sainz logo após o reinício".

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