• VeĂ­culos de fabricaĂ§Ă£o nacional das associadas acumulam queda de 70%;
  • Emplacamento de veĂ­culos importados registrou em fevereiro alta de 72% em relaĂ§Ă£o a fevereiro de 2022, comparado com janeiro a queda foi de 11,7%;
  • Emplacamento de veĂ­culos de produĂ§Ă£o nacional das associadas teve queda de 70,1% ante fevereiro do ano passado e alta de 11,7% em relaĂ§Ă£o a janeiro.

Texto e fotos: Abeifa

As onze marcas filiadas Ă  Abeifa com licenciamento de 3.165 unidades, 2.097 importadas e 1.068 de produĂ§Ă£o nacional, anotaram em fevereiro Ăºltimo queda em suas vendas de 5% ante janeiro de 2023, quando foram comercializadas 3.332 unidades. Comparado a fevereiro de 2022, a queda Ă© de 34% 3.165 unidades contra 4.793 veĂ­culos.

Na importaĂ§Ă£o, as 2.097 unidades vendidas significaram reduĂ§Ă£o de 11,7% ante as 2.376 unidades de janeiro de 2023, mas aumento de 72% ante fevereiro de 2022; enquanto na produĂ§Ă£o nacional – com 1.068 unidades – o aumento de vendas foi de 11,7% ante as 956 unidades do mĂªs anterior, mas forte queda de 70,1% em relaĂ§Ă£o a fevereiro de 2022, quando foram comercializadas 3.574 unidades. Com essas parciais, no primeiro bimestre do ano, os veĂ­culos importados registraram alta de 82,3% (4.473 unidades contra 2.453 unidades no ano passado), enquanto os veĂ­culos de produĂ§Ă£o nacional, queda de 70,7%: 2.024 unidades este ano ante as 6.907 unidades do primeiro bimestre de 2022. Ainda no acumulado, somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 6.497 veĂ­culos no bimestre, as associadas Ă  Abeifa registram percentual negativo de 30,6% em relaĂ§Ă£o a igual perĂ­odo de 2022, quando foram emplacadas 9.360 unidades.

Participações – Em fevereiro Ăºltimo, com 3.165 unidades licenciadas (importados + produĂ§Ă£o nacional), a participaĂ§Ă£o das associadas Ă  Abeifa foi de 2,64% do mercado total de autos e comerciais leves (119.755 unidades). Se consideradas somente as 2.097 unidades importadas, as associadas Ă  entidade responderam por apenas 1,75% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 1.068 veĂ­culos, significaram marketshare de 0,89%. No acumulado do ano, a participaĂ§Ă£o das associadas Ă  Abeifa Ă© de 2,6%