• Ampliação do portfólio é um dos focos da marca para este ano;
  • Quintas rodas mais leves, tecnológicas e com maior capacidade de carga também são soluções já disponíveis ao mercado.

Texto e fotos: Grupo Randon

Com avanços na diversificação e ampliação do portfólio, a JOST Brasil chega ao mercado de transporte de pessoas. A primeira solução para o segmento é o Bus link, articulação para ônibus. O produto, aplicado a veículos urbanos articulados, foi desenvolvido com materiais mais leves e design atualizado, resultando em melhor custo-benefício para montadoras e operadores de transporte urbano. A solução, fabricada na unidade JOST em Campinas (SP), inaugurada em junho de 2022, já é fornecida para a Mercedes-Benz no Brasil.

O Bus link integra uma série de lançamentos e de novas configurações de produtos, contemplando a estratégia de crescimento e diversificação. O portfólio ampliado será destaque na Automec 2023, maior evento do Aftermarket Automotivo da América Latina, que ocorre em abril.

A quinta roda, produto que coloca a JOST Brasil como líder isolada do mercado nacional, também recebeu importantes atualizações, que poderão ser conferidas na Automec. A nova quinta roda off road, nos modelos JSK 38CXS e JSK 38CXW, apresenta a maior capacidade de carga do mercado brasileiro – 38 toneladas – e é ainda mais robusta que as atuais versões JSK 38C e JSK 39CS. Indicada para uso no transporte canavieiro, florestal e de mineração, a quinta roda off road conta com diversos opcionais tecnológicos em conceito modular (que podem ser facilmente instalados ou retirados), como sensores de acoplamento, abertura automatizada e placas de desgaste nas opções metálica ou polimérica. As placas poliméricas de desgaste, aliás, são uma tecnologia extra para a quinta roda. Desenvolvidas com exclusivo material autolubrificante, que elimina a necessidade de uso de graxa, as placas têm um sistema facilitado de fixação e de substituição. Tudo isso reduz o tempo de parada para manutenções, aumentando a disponibilidade do equipamento, com diminuição de custos para o operador. O produto será fornecido para Montadoras de Caminhões e Implementos (OEMs), mercados de reposição e exportação.