A picape francesa ganha mais tecnologia, motor turbo e fĂ£s entre os consumidores

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira / Renault

Quando ela nasceu, era uma opĂ§Ă£o bonitinha e com caçamba derivada do SUV Duster, mas com o passar do tempo acabou ganhando brilho prĂ³prio, virou nome referencia e preenche um segmento que fica entre quem precisa de um carro bom de cidade e que nĂ£o decepcione no campo, ganhou espaço, seguidores, versões e estĂ¡ entre as mais desejadas do momento.

Durante uma semana eu pude avaliar a versĂ£o topo de linha, a Oroch Outsider Ă© um utilitĂ¡rio que te surpreende a cada novo encontro. Desta vez a Renault resolveu colocar tudo que tem de melhor tanto na parte mecĂ¢nica quanto na tecnolĂ³gica no novo modelo, fez mudanças estĂ©ticas e ampliou a segurança, jĂ¡ era bom e ficou melhor.

O motor turbo TCe 1.3 Flex de 170 cv e 27,5 kgfm Ă© o mais moderno da montadora, faz uma dupla Ă³tima com o cĂ¢mbio automĂ¡tico CVT XTRONIC® de oito marchas, sistema Start&Stop, funĂ§Ă£o ECO e pneus verdes de uso misto, tudo isso impacta positivamente no consumo. O Oroch Outsider estava abastecido com etanol, na cidade consegui a Ă³tima mĂ©dia de 7,8 km/l, jĂ¡ na estrada, em rodovia modernizada e sem exagerar no acelerador, a mĂ©dia foi de 8,4 km/l, sempre com duas pessoas a bordo e ar-condicionado ligado.

Como carro urbano, o Oroch Outsider nĂ£o deixa nada a deseja aos sedĂ£s mĂ©dios, Ă© equipada com muita ajuda eletrĂ´nica que facilita trafegar e manobrar, tĂªm pacote de segurança ativa, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de TraĂ§Ă£o (TCS), Assistente de Partida em Rampas (HSA), Sistema Anti-Capotamento (RMI), ESP, TCS e ABS com BAS.

Na rodovia o desempenho e o conforto sĂ£o prĂ³ximos aos de modelos mais sofisticados, fiz uma rĂ¡pida viagem atĂ© Bragança Paulista utilizando a rodovia FernĂ£o Dias. O novo conjunto mecĂ¢nico permite retomadas mais rĂ¡pidas e firmes, ultrapassagens mais seguras e o uso do Cruise Control nĂ£o afeta no consumo, mesmo com uma generosa caçamba de 683 litros, a Oroch Outsider nĂ£o tem nenhuma instabilidade graças Ă  suspensĂ£o traseira independente multilink, estando ela cheia ou vazia.

Com preço inicial sugerido a partir de R$ 145.700, a Oroch Outsider tem uma lista de 24 acessĂ³rios originais exclusivos ofertados em quatro kits, programa Renault Pro+, Test Drive e muito mais, confira AQUI tudo que a picape mais descolada do mercado te oferece.