O SUV 100% elétrico tem luxo e autonomia como pontos fortes

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

O grande Calcanhar de Aquiles do carro elĂ©trico Ă© sua autonomia, principalmente quando se trata de gastar a energia das baterias em rodovias, na cidade atĂ© dĂ¡ pra controlar o que se usa com o que se recupera, mas em uma situaĂ§Ă£o onde na maior parte do tempo vocĂª sĂ³ acelera e consome, fica muito mais complicado.

Novas opções jĂ¡ começam a aparecer e jĂ¡ dĂ¡ para pensar em viagens um pouco mais longas sem precisar parar em algum eletroposto nas rodovias e gastar uma grana na lanchonete, que roubam descaradamente o consumidor com a desculpa que a energia Ă© grĂ¡tis. Durante uma semana eu pude avaliar o SUV JAC E-JS4, um modelo 100% elĂ©trico que tem 420 km de autonomia (norma NEDC), isso representa uma tranquilidade de pelo menos 250 km sem precisar recarregar, dĂ¡ pra ir e voltar de, por exemplo, Campinas, que fica em torno 90 km da cidade de SĂ£o Paulo.

Essa “mĂ¡gica” acontece por conta das novas baterias refrigeradas de fosfato de ferro lithium, elas tĂªm capacidade mĂ¡xima de 55 kWh e sistema de regeneraĂ§Ă£o de carga em trĂªs nĂ­veis, o JAC E-JS4 tem 150 cv de potĂªncia e 340 Nm de torque, a arrancada Ă© de carro de corrida, 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

Como todo carro elĂ©trico, a forma de dirigir Ă© diferente do carro Ă  combustĂ£o, fazendo isso direito vocĂª pode usufruir da total eficiĂªncia que o modelo oferece, tem que saber gastar e regenerar. O JAC E-JS4 foi desenhado no JAC Design Center, na ItĂ¡lia, contando com total supervisĂ£o da Volkswagen no desenvolvimento e isso resultou em um design agressivo de classe superior.

Andei com o modelo por ruas e avenidas da cidade de SĂ£o Paulo, sempre com ar-condicionado ligado e duas pessoas como passageiros. Em uma semana de utilizaĂ§Ă£o, rodei 150 km e gastei 30% da carga da bateria, com isso, restou ainda, caso continuasse a dirigir de maneira eficiente, pelo menos mais 300 km de autonomia sem necessidade de recarga. Colocando isso em dias corridos, eu certamente rodaria 3 semanas inteiras sem precisar usar a tomada de casa e a autonomia seria atĂ© maior que a montadora divulga, faz diferença nĂ£o precisar "abastecer" com tanta frequĂªncia.

AlĂ©m de toda a tecnologia de entretenimento e informaĂ§Ă£o obrigatĂ³ria e embarcada, o acabamento interno Ă© superior, tem elementos de luxo e uma infinidade de itens de conforto e segurança que sĂ£o encontrados em SUVs de categoria muito superior. O JAC E-JS4 jĂ¡ estĂ¡ venda no Brasil com preço a partir de R$ 239.900, nĂ£o entra no rodĂ­zio, que tem em cidades como SĂ£o Paulo, nĂ£o paga ou tem reduĂ§Ă£o de IPVA em alguns estados, custo de manutenĂ§Ă£o infinitamente menor, nĂ£o polui quando roda, nĂ£o faz barulho, tĂªm 5 anos de garantia, Ă© uma opĂ§Ă£o inteligente, aproveite e conheça todos os detalhes do carro AQUI, quem sabe vocĂª nĂ£o se atira de vez no futuro.