Depois da pandemia que parou o mundo, a cidade do interior de São Paulo retoma sua mais tradicional festa

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira

Ainda vivemos os resquícios daquela que foi uma das maiores pragas dos dias atuais, tudo e todos pararam e, lentamente, começam a retomar a vida. Às vezes somos surpreendidos, como aconteceu comigo, em saber que, apenas agora a tradicionalíssima Festa da Uva de Jundiaí está de volta, em compensação ganhou mais tempo de exposição e atrações.

Eu fui gentilmente convidado para testemunhar a retomada do evento, que é organizado pela prefeitura da cidade em um local que foi criado para esse fim, o Parque Comendador Antônio Carbonari, ou o Parque da Uva é um daqueles pavilhões com espaço e infraestrutura que não deixa nada a desejar aos concorrentes em outras partes do país, ou até mesmo do planeta.

Aqui, a tradição se mistura à modernidade, são shows de várias tribos, saborosos pratos elaborados pelos expositores e uvas premiadas que serão leiloadas no final do evento. Esta é 38ª edição da festa, que nasceu para divulgar a variedade de uva típica da região: a niágara rosada. Quem poderia imaginar que, há 89 anos, uma mutação genética iria muda a história da cidade?

Pude conhecer as diversas atividades econômicas encontradas na região, são diversos tipos de frutas, fabricação de massas e doces artesanais, mel, pães, tudo comercializado diretamente do produtor para o consumidor. Perguntei para Marcela Moro, diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí e coordenadora do evento “como a prefeitura conseguiu reunir tantos produtores de diversas áreas nesse local? Eles pagam pelo espaço que utilizam?”.

Segundo Marcela, “o espaço do parque é cedido aos produtores locais, não existe cobrança nem do espaço utilizado nem da infraestrutura, a prefeitura entende que, esse investimento na festa gera uma contrapartida que vem através das pessoas locais e turistas que visitam a feira, a renda chega de modo indireto e circula a economia local”. Isso pode ser comprovado com os número da última, em 2020 registrou um recorde de público com aproximadamente 205 mil visitantes oriundos de 26 estados, 195 cidades e 24 países, a expectativa da organização é crescer 20% este ano.

O evento oferece atrações como apresentações de teatro, dança e bandas, venda de vinhos, espumantes, workshops enogastronômicos, espaço kids, mas a atração mais tradicional é a cerimônia da pisa da uva, os participantes podem vivenciar uma experiência única, principalmente as mulheres, diz a lenda que, os pés femininos que pisam as bagas produzem no final um vinho de melhor qualidade e sabor.

Após os desfiles de vestimentas típicas, o Brinde ao Pôr do Sol acontece todos os dias, a proposta é apresentar os espumantes produzidos na cidade, principalmente o Espumante de Niágara. A Prefeitura de Jundiaí apoia empreendedores da cidade, artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, associações, cooperativas, descendentes dos imigrantes que fizeram a cidade crescer e ser conhecida, é uma ação social que, certamente deve atravessar o século XXI, afinal, a melhor maneira de você crescer como cidadão é comprando o trabalho do seu vizinho, pense nisso!

Serviço
8ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí 2023

  • Quando: até 05 de fevereiro
  • Horários: Quinta-feira (12) - às 18h/ Sextas-feiras: das 18h às 22h/ Sábados: das 10h às 22h/ Domingos: das 10h às 21h
  • Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n
  • Entrada gratuita - Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível