Tratada como “cardiologista do seu carro”, a marca investiu em relacionamento e conhecimento, o resultado foi surpreendente

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: TAKAO

Depois de dois anos de pandemia e uma completa paralisação dos negócios no mundo, estar diante de uma empresa que cresceu nesse período é no mínimo, gratificante. No Brasil, vivemos uma crise que começou na metade da década passada e não apresenta sinais de que vai se resolver tão cedo, ao contrario, o entendimento é de que ainda vai passar muita água debaixo da ponte.

Fui gentilmente convidado para um almoço de começo de ano onde pude constatar o que esse pessoal da TAKAO fez de barulho enquanto todos dormiam. Para entender o que aconteceu, quando algumas coisas dão erradas para alguns, é certo que vão favorecer outros, é assim que está a indústria automotiva brasileira que, com a necessidade de adaptar os mais recentes modelos de carros a tecnologias novas, viu o preço dos veículos disparar, isso faz com que esse bem fique mais longe do consumidor.

Por esse motivo, os carros usados foram as grandes vedetes de vendas no ano passado, uma grande parte desses automóveis passou por reforma ou modernização, um custo que cabe mais justo no bolso do que se aventurar em adquirir um veículo novo. É aí que entra a TAKAO, uma das mais importantes marcas de componentes para motores que é distribuída pela empresa GOOP, que nos momentos mais complicados para os proprietários, esteve presente e muito próxima.

Não foi só com componentes que a empresa virou o jogo, ela trouxe para mais perto quem trabalha nesse ramo, segundo Glaucia Gomes, Head de Marketing da GOOP, “fizemos uma parceria com o Senai com o Curso Profissionalizante de Mecânica Automotiva em 2022 nas cidades de Curitiba-PR (40 alunos), Belo Horizonte-MG (25 alunos) e Goiânia-GO (21 alunos), o projeto seguirá em expansão através da abertura de novas unidades em outras cidades. Na outra ponta, renovamos os patrocínios da Stock Car com Allam Khodair e da Equipe SPL Drift”. A equipe de Drift na verdade serve de laboratório para os componentes da TAKAO, devido ao enorme stress que as peças são submetidas não existe necessidade de testes privados da fabricante, é uma aplicação muito inteligente.

Já para André Niero, CEO da GOOP, 2023 será um ano de continuidade, “vamos investir mais na conversa com os mecânicos, a atitude de “olho no olho” faz com que as relações melhorem muito, atualmente fazemos cerca de 5.000 visitas mensais, afinal de contas, temos o maior portfólio de peças que atende 95% da frota brasileira. Hoje temos 10% do mercado de reposição, reduzimos a taxa de retorno a 0,21%, o menor número da nossa história!”.

Com a estratégia bem cuidada de atendimento ao profissional, com componentes que são importados e de qualidade superior, a TAKAO vai continuar crescendo, com crise ou não, afinal de contas, só fica para trás quem não investe ou espera sentado.