Marca ícone norte americana de guitarras e contrabaixos investirá em artigos lifestyle
Texto e fotos: PHX Instrumentos
Depois de meses de negociação a PHX Instrumentos assina acordo com Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) nos Estados Unidos. A empresa brasileira será responsável pela linha de lifestyle da gigante das guitarras. Com ítens que irão desde objetos de decoração à camisetas, a Fender assume seu programa de lifestyle com a mesma qualidade que existe no exterior também no Brasil. “O design das camisetas são únicos, sofisticados e criados com muita ousadia. Aprovados pela Fender na Califórnia e confeccionadas no Brasil”, ressalta Luciana Chen, empresária, proprietária da PHX Instrumentos Musicais.
Cultura e estilo de vida Fender
Agora, a marca de guitarras fundada em 1946 terá o amparo em uma linha de acessórios, roupas, objetos de decoração até móveis e outros que se identifiquem com o estilo da Fender. “Na prática, a ação vai muito além do ‘vender camisetas nas lojas’”, explica Luciana. “A Fender possui autoridade na música e com músicos. Grandes ícones do rock, jazz, blues entre outros tem na Fender um estilo de som e de vida”. Nesta linha, a empresa acaba de lançar sete modelos de camisetas, confeccionadas com tecido de de alta qualidade. Os demais produtos, como objetos decorativos, por exemplo, serão lançado no primeiro quadrimestre de 2023.
Extensão de marca: de Jimi Hendrix a Eric Clapton
Moda e instrumentos musicais, bandas não é algo novo, basta ver a influência dos artistas no comportamento, vide os perfil dos roqueiros, sertanejos, punks entre outros. Mas a inovação dos produtos de lifestyle da Fender com a PHX está associada a forma que os produtos foram desenvolvidos e produzidos, principalmente num contexto em que o estilo de vida passou a ser considerado como um dos principais elementos da construção de uma marca. Marcas norte-americanas como Harley Davidson, por exemplo, tem investido milhares de dólares em produtos de alto nível que se identifiquem com o perfil dos proprietários da famosa marca de moto. No caso da Fender a situação é a mesma. A empresa carrega em seu legado o símbolo e o significado da atitude do músico, guitarrista ou contrabaixista. Para o antropólogo canadense Grant McCracken as “Marcas transmitem fortes significados que permitem aos indivíduos comunicar sua identidade social, fazendo com que sua imagem seja diretamente associada a uma determinada marca”.
PHX e o licenciamento
O licenciamento de marcas no mercado musical já vem ocorrendo há algumas décadas, mas foi na mão da PHX que a proposta se tornou consolidada. A empresa é responsável pela linha de instrumentos musicais com personagens da Disney e Marvel, além de suas marcas próprias como os violões da J.White, Camerata, os instrumentos de percussão da Samba Music, isso só para citar alguns.
Distribuição nacional
“A linha lifestyle da Fender será distribuída nacionalmente”, pontua Luciana. “Como as demais linhas licenciadas pela PHX, este acordo com a Fender também trará inspiração, mais brilho ao setor e maior identificação com o consumidor, nosso propósito é inovar pra transformar. Buscamos marcas que têm vínculo emocional, que traz histórias e nos trazem boas memórias.”, finaliza a diretora.
0 Comentários