A produção de um pneu reformado evita emite o lançamento de 26 kgs de CO2 atmosfera, enquanto os pneus novos aumentam em 25% esse dano
Texto e fotos: NSA Pneutec
Um pneu reformado economiza cerca de 57 litros de petróleo, recurso escasso na natureza, e sua construção evita o lançamento de 26 kgs de CO2 na atmosfera, protegendo a qualidade do ar atmosférico. Em contraponto, os pneus novos tornam-se uma opção nociva para o meio ambiente, já que a produção de um único pneu novo aumenta em 25% a emissão de CO2 na natureza, em comparação com um pneu reformado. De acordo com a ABR (Associação Brasileira de Reforma de Pneus), nos últimos 10 anos, a prática da reforma produziu 80 milhões de pneus comerciais e 52 milhões de pneus de automóveis, isso representa a não emissão de 26 milhões de toneladas de CO2.
Em linha com a responsabilidade socioambiental, a NSA Pneutec, empresa reformadora de pneus, desenvolveu plantas de produção certificadas pelo Cetesb/Ibama, com processos específicos como; utilização de água de reuso nas caldeiras, tratamento de emissão fumaças (eliminando resíduos de carvão na natureza), exaustão e reciclagem dos resíduos de borrachas da fábrica. Além da certificação junto aos órgãos ambientais, a reformadora de pneus possui um selo de reconhecimento de quantidade de petróleo economizado e diminuição de emissão de CO2. Essa ação permite ao cliente gerar crédito de carbono. “O meio ambiente é de todos. Também é de responsabilidade de empresas e indústrias atuarem na preservação e cuidado, desenvolvendo segmentos de produção sustentáveis, prolongando e gerindo o ecossistema local”, comenta Giulio Claro, diretor da NSA Pneutec.
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