Com unidades em CancĂºn, Cozumel, Tulum, Cidade do MĂ©xico e no Vale de Guadalupe, a empresa tem parcerias com grandes redes hoteleiras e aposta no Brasil como grande emissor de turistas

Texto e fotos: Grupo Presidente

Empresa mexicana fundada em 1996 e dedicada a operaĂ§Ă£o e administraĂ§Ă£o de hotĂ©is, restaurantes e residĂªncias para idosos, o Grupo Presidente agora volta suas atenções ao mercado brasileiro, devidamente reconhecido pelo seu grande potencial emissor de turistas para o exterior, principalmente para os grandes destinos no Caribe. Com atuais 21 hotĂ©is, quase todos de sua propriedade sendo alguns em sistema de management, e boa parte localizada em destinos paradisĂ­acos, Cidade MĂ©xico e Vale de Guadalupe, o grupo tem a InterContinental Hotels Group como seu sĂ³cio comercial no ramo hoteleiro desde sua inauguraĂ§Ă£o, alĂ©m de tambĂ©m contar com propriedades gerenciadas por grandes bandeiras globais, como Hyatt e Marriott, tambĂ©m no MĂ©xico.

Atualmente, o Grupo Presidente conta com trĂªs divisões no segmento de hospedagem: a marca de luxo Presidente InterContinental®; o segmento midscale de hotĂ©is, com as marcas Holiday Inn® e Staybridge Suites®; e, mais recentemente, o segmento de hotĂ©is boutique, com a investida da empresa no primeiro hotel do segmento, o Kimpton Aluna Tulum. Em novembro, o Grupo jĂ¡ inaugura o segundo hotel boutique de luxo, em San Miguel de Alende, tambĂ©m no MĂ©xico, aumentando assim o seu portfĂ³lio nesta divisĂ£o. TambĂ©m neste segundo semestre, o Grupo iniciarĂ¡ a operaĂ§Ă£o de mais dois novos hotĂ©is: Numu, a marca de hotĂ©is boutique da Hyatt Onbound Collection, em San Miguel de Allende, e o Hyatt Dual Brand, em Monterrey Nuevo LeĂ³n.

Sob a marca Presidente InterContinental, o Grupo conta com propriedades luxuosas localizadas nos principais destinos turĂ­sticos do MĂ©xico, como CancĂºn, Cozumel, Tulum, Cidade do MĂ©xico, Puebla, Vale de Guadalupe e Guadalajara. No segmento midscale, o Grupo opera em Puebla, com o Holiday Inn La Noria e com o Holiday Inn Express; em Ixtapa, com o Holiday Inn All Inclusive Resort; em Celaya, com o Holiday Inn Express & Suites; e em Aguascalientes, com Holiday Inn & Suites. JĂ¡ sob a marca Staybridge Suites, o Grupo opera unidades nas cidades de Saltillo, Irapuato, Silao e Guadalajara.

Mais de 20 anos depois de sua fundaĂ§Ă£o, em 2015, o Grupo Presidente se tornou operadora de hotĂ©is multimarcas e iniciou, assim, sua relaĂ§Ă£o comercial com a Hyatt Hotels, passando a administrar unidades como Hyatt House Santa Fe, o primeiro hotel de longstay da marca na AmĂ©rica Latina. Dois anos depois, em novembro de 2017, atravĂ©s de uma parceria firmada com a Marriott, a empresa iniciou as operações do hotel Aloft QuerĂ©taro e, agora em 2021, assumiu a administraĂ§Ă£o do Courtyard by Marriott MĂ©rida Downtown. TambĂ©m no ano passado, mais precisamente em setembro, o Grupo Presidente tambĂ©m lançou o hotel boutique El Cielo Winery & Resort, localizado no Valle de Guadalupe, na Ensenada Baja California.

De acordo com Francisco Barriga, Diretor de eCommerce, Tour & Travel e Central de Reservas do Grupo Presidente, neste momento de retomada do Turismo, o destaque Ă© para o enorme potencial do mercado das AmĂ©ricas. “Vimos no Brasil, o principal mercado sul-americano, uma oportunidade para expandirmos nossa presença e consequentemente nossos negĂ³cios. Vamos estar cada vez mais prĂ³ximos do trade, fechando parceria com operadoras e aumentando o portfĂ³lio do Grupo Presidente em todas as vertentes deste mercado. É o Grupo Presidente na prateleira dos agentes de viagens”, destacou.

Foco do Grupo Presidente no mercado brasileiro
De acordo com a Diretora de Vendas Lazer Brasil do Grupo Presidente, Gisele Torrano, a empresa decidiu apostar suas fichas no mercado brasileiro por seu alto potencial emissor de turistas para o exterior, principalmente para o Caribe, Cidade MĂ©xico e Vale de Guadalupe. Neste primeiro momento, a empresa irĂ¡ focar em cinco produtos no paĂ­s. “Embora o Grupo tenha 20 propriedades no MĂ©xico, entendemos que existe uma maior demanda para certas unidades, as quais sĂ£o mais a cara do perfil do turista brasileiro. É o caso, por exemplo, do Presidente Intercontinental Cancun, resort com a melhor praia de CancĂºn, excelente gastronomia e voltado para famĂ­lias, adultos, casais, grupos Incentivos e casamentos, alĂ©m de ser Pet Friendly”, disse Gisele, que lembrou ainda que todos os hotĂ©is do grupo, sem exceĂ§Ă£o, aceitam animais de estimaĂ§Ă£o.
AlĂ©m do Presidente InterContinental CancĂºn, Gisele Torrano destaca ainda outros hotĂ©is que serĂ£o promovidos no Brasil. “Temos tambĂ©m o Presidente InterContinental Cozumel Resort & Spa, o Ăºnico hotel 5 estrelas da ilha, com direito a Selo Virtuoso, trĂªs praias, gastronomia impecĂ¡vel e suĂ­tes confortĂ¡veis com vista mar”, disse ela “É um resort voltado ao mergulho, jĂ¡ que Cozumel tem a segunda maior barreira de corais do mundo. A unidade ainda conta com o restaurante Alfredo de Roma, assim como o Presidente InterContinental MĂ©xico - Polanco”, completou a diretora de Vendas Lazer Brasil do Grupo Presidente.
HĂ¡ ainda outros trĂªs hotĂ©is que tĂªm tudo para despertar o interesse do turista brasileiros. É o caso do Kimpton Aluna Tulum, hotel boutique integrado a natureza com foco no wellness e no bem estar, oferecendo tambĂ©m aulas de yoga e meditaĂ§Ă£o. JĂ¡ o Presidente Intercontinental Polanco estĂ¡ localizado na Cidade do MĂ©xico, a 20 minutos caminhando do Castelo de Chapultepec e a 10 minutos do Museu do Antropologia, uma Ă³tima opĂ§Ă£o para quem vai visitar a capital mexicana. O hotel conta ainda com seis restaurantes, vĂ¡rias obras de arte e a maior adega da AmĂ©rica Latina, com atĂ© 2 mil rĂ³tulos de vinho. Por fim, o El Cielo Winnery Resort, localizado no Valle de Guadalupe, no norte do MĂ©xico, Ă© um resort com apenas 32 Villas aconchegantes, com vista para lagos e montanhas, experiĂªncias em vinĂ­cola e ainda uma capela para realizaĂ§Ă£o de casamentos.

Safe Travels
Em decorrĂªncia da contingĂªncia global devido Ă  pandemia da Covid-19, o Grupo Presidente possui a certificaĂ§Ă£o “SafeTravels” emitida pelo WTTC (World Travel and Tourism Council) e o selo “Safeguard”, emitido pelo Bureau Veritas, em todos os seus hotĂ©is e restaurantes. Ambas as certificações endossam todas as empresas que implementam medidas de saĂºde e higiene alinhadas com os protocolos internacionais que garantem a segurança dos viajantes durante a sua estadia.

Outras vertentes do Grupo Presidente

  • Para o pĂºblico da maior idade - Da mesma forma, em 2016 o Grupo Presidente passou a investir na operaĂ§Ă£o de residĂªncias para idosos, em parceria com o grupo espanhol Ballesol, inaugurando a primeira residĂªncia na cidade de QuerĂ©taro.
  • Restaurante - No setor de restaurantes, o Grupo Presidente opera as seguintes marcas internacionais: Au Pied de Cochon®, Alfredo Di Roma® e The Palm®. JĂ¡ suas marcas prĂ³prias sĂ£o: ChapulĂ­n®, Balmoral®, Caña Brava®, Bosque Gourmet, El Caribeño®, Le Cap®, Faro Blanco®, Ay, ¡Lola! e CafĂ© Urbano®.